IBGE aponta que brasileiros tem mais cachorros do que crianças

02 de junho de 2015, 13h09, por Amanda Ramalho
Divulgação52,2 milhões de cachorros contra 44,9 milhões de crianças de até 14 anos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013) nesta terça-feira, dia 2, e revelou que os brasileiros tem mais cachorros do que crianças.

O resultado mostra que 44,3% dos domicílios do país possuem pelo menos um cachorro, o equivalente a 28,9 milhões de unidades domiciliares. O IBGE estimou a população de cachorros em domicílios brasileiros em 52,2 milhões, o que dá uma média de 1,8 cachorro por domicílio que tem pelo menos um cão.

De acordo com outra pesquisa do IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2013, havia 44,9 milhões de crianças de até 14 anos.

Esta é a primeira edição da PNS, levantamento que teve seus dados divulgados em dois volumes: o primeiro em dezembro de 2014 e o segundo nesta terça. É a primeira vez que o número de cães e gatos de estimação é medido com esta metodologia.

Cachorros

Os números indicam ainda que o Paraná é a unidade da federação em que mais casas têm cachorro: 60,1%. O Distrito Federal está na outra ponta com 32,3% das residências com pelo menos um cão.

Gatos

Em relação aos gatos, 17,7% dos domicílios possuem pelo menos um, o equivalente a 11,5 milhões de unidades domiciliares. Os piauienses são os maiores amantes dos gatos, há pelo menos um em 34,2% dos seus domicílios. O Distrito Federal, com 6,9%, é a unidade com menos gatos nos lares.

A população de gatos em domicílios brasileiros foi estimada em 22,1 milhões, o que representa aproximadamente 1,9 gato por domicílio.

A pesquisa indica ainda que 75,4% dos lares que têm cão ou gato deram a vacina no período de um ano antes da data da pesquisa. Isso significa que um em quatro desses animais domésticos não havia sido vacinado – a imunização contra raiva deve ser anual.

Os dados são referentes ao ano de 2013.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!