Hoje é dia de rock, bebê!

13 de julho de 2021, 09h42, por Amanda Ramalho
Divulgação Fabio Bergamo

Você já deve ter ouvido falar sobre esse dia, não é mesmo? O 13 de julho, Dia Mundial do Rock, existe desde 1985, quando rolou o Live Aid, evento que aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia - além de alguns shows na Austrália, Rússia e Japão também – com o intuito de arrecadar fundos para famílias da Etiópia.

Para ajudar na divulgação, o festival contou com o apoio de uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e televisão de todos os tempos, atingindo mais de 1,5 bilhão de espectadores.

O momento foi tão grandioso, tão espetacular, que Phil Collins sugeriu que aquele dia deveria ser considerado o dia global do rock. E aconteceu!! Dia 13 de Julho, o Dia Mundial do Rock!

A partir de 1987, principalmente pelas rádios brasileiras, a data começou a ganhar mais destaque, e apesar de ser chamada MUNDIAL, apenas o Brasil celebra nesse dia. Nos Estados Unidos, por exemplo, a data é 9 de julho – dia em que estreou o programa 'American Bandstand', que ajudou a popularizar o gênero entre as décadas de 50 e 80.

Voltando a falar sobre o Live Aid que transformou a história da música e do rock, estima-se que dois bilhões de pessoas acompanharam os shows em cerca de 150 países.

Em Londres subiram ao palco Sting, Phil Collins, U2, Dire Straits, David Bowie, The Who, Elton John, Paul McCartney etc. Já na Filadélfia, o show contou com a participação de Billy Ocean, Black Sabbath, Judas Priest, Neil Young, Led Zeppelin, Duran Duran, Mick Jagger, Madonna e a sensação do festival, a banda Queen.

O rock hoje! 

Atualmente o rock não é o estilo mais popular em todo o mundo, mas segue forte, preservando grandes bandas de renome, que lutam para manter o segmento inesquecível.

Pra celebrar essa data, nós resgatamos algumas lives que passaram pelos nossos estúdios para você reviver esse momento.

Hoje, às 19h, no nosso canal do YouTube você irá assistir várias apresentações com grandes artistas nacionais (Di Ferrero, Digão [Raimundos], Ratto, Detonautas entre outros) e diversos artistas da nossa região como The Monna, Move Over, Zac, Papa Acústico entre outros.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música. Curta nossa página no Facebook!