Hemocentro de Rio Preto precisa de doações de sangue

21 de maio de 2025, 15h10, por Isabela Longo

O Hemocentro de São José do Rio Preto e o Hemonúcleo de Catanduva contam com a sua solidariedade. De acordo com o portal da Funfarme, os estoques de sangue estão baixos, o que pode levar à suspensão de cirurgias eletivas em unidades de saúde de Rio Preto e região. O Hemocentro é responsável por abastecer 25 hospitais que atendem 102 municípios, além de prestar suporte à população, à Santa Casa e a outras unidades de saúde da região.

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 18 e 60 anos (para a primeira doação). Quem já doa pode continuar até os 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos também podem doar com autorização dos responsáveis.

No dia da doação, é importante seguir algumas recomendações para garantir que tudo ocorra bem. Leve um documento com foto, tenha feito uma refeição leve — evitando comidas gordurosas — e, caso tenha almoçado, espere pelo menos duas horas antes de doar. Também é importante estar bem descansado. Não consuma bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação e, se você fuma, tente não fumar nas duas horas anteriores ao procedimento.

Doar sangue é um ato singelo, solidário e empático capaz de transformar realidades e salvar vidas.

Confira as tipagens sanguíneas que estão em estado crítico: