Glaucoma é um empecilho para gravidez

30 de maio de 2015, 06h18, por Alexandre Murari
Divulgação

Ter filhos é, sem dúvidas, um dos sonhos da maioria dos casais, principalmente os recém-casados. Contudo, poucas pessoas sabem que algumas doenças, entre elas o Glaucoma, prejudicam a gestação.O oftalmologista Kássey Vasconcelos atenta que "O uso de colírio para tratar do glaucoma pode induzir à contração da musculatura uterina e levar à interrupção prematura da gestação. Assim como ocasionar alteração da frequência cardíaca do feto".

A importância do diagnóstico do glaucoma antes da gravidez representa uma maior possibilidade de estabilizar o avanço da doença, contribuindo para uma gestação mais tranquila. Já para a mulher grávida que descobre ser portadora de glaucoma a situação é mais delicada. O médico e a paciente terão que decidir qual a melhor estratégia para o tratamento durante a gestação.

Em alguns casos também é possível realizar uma cirurgia para diminuir a pressão intraocular, mas somente em situações específicas. Portanto, o indicado é procurar um oftalmologista. Caso seja detectado o glaucoma é preciso realizar testes de suspensão e substituição da medicação e optar por outra abordagem de tratamento.

Fonte: Ética Comunicação

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!