Filipe Ret abre o ano de 2026 resgatando o rap consciente que celebrava a amizade, a lealdade e as vivências simples através da música. "Rap da Lealdade", será um single a parte de um EP em homenagem às origens do rap carioca que será lançado ainda este ano.
A canção tem como estrutura principal a batida do Voltmix, que serviu de base para diversos clássicos do rap carioca como "Nosso Sonho", de Claudinho & Buchecha, "Rap da Felicidade", de Cidinho & Doca, entre outros que, com aquela atmosfera, também influenciaram Filipe Ret.
Para o contexto da música urbana atual, a exaltação das origens do rap carioca pelas batidas de "Rap da Lealdade" reforça um cenário de resgate da forma afetuosa, coletiva e humana pela qual as pessoas se relacionavam na época em que os bailes incendiavam a capital carioca sob a batuta das equipes de som. Em versos como "meu parceiro, oh meu Deus, nem meus defeitos fez tu me abandonar/ armas e rosas tão na tua escolta/ a vida é mais do que nós posta", Filipe Ret transparece de forma clara a mensagem que valoriza as amizades reais e a lealdade das pessoas que nunca deixaram de estar ao seu lado, mesmo nas fases mais difíceis.
Com leveza e respeito pela tradição do rap carioca, "Rap da Lealdade" tem toda sua referência estética direcionada para a década de 90. Os beats transportam os ouvintes, tanto o público contemporâneo dos bailes, quanto a nova geração de fãs do artista, para aquela época em que os pilares do rap periférico da capital carioca eram construídos com muita comunhão.
"Esta é uma música de gratidão. Um agradecimento a um grande amigo, a Deus e aos arquitetos do rap carioca que marcaram nossa cultura e ainda exercem forte influência em nossas vidas", afirma Filipe Ret.
Fonte: Lupa Comunicação





