Estudo revela que casais parecidos fisicamente se atraem

02 de março de 2015, 17h23, por Amanda Ramalho
Divulgação

O site Mic.com divulgou um estudo no qual aponta que a teoria de que as pessoas que se parecem fisicamente se atraem é real! Um exemplo citado é da modelo Gisele Bündchen e seu marido, o jogador de futebol americano, Tom Brady.

1. Nós gostamos do que é familiar

As pessoas se sentem confortáveis com as coisas que conhecem, por isso, acabam se aproximando de alguém que tem um rosto parecido com o dela. “Quando você tem um rosto que se parece mais com você, tende a confiar mais e achar que é mais amigável”, disse o pesquisador Tony Little, da Universidade de Stirling, na Escócia. Além disso, a pesquisadora Emma Pierson, que estudou 1 milhão de “matches” no site de namoro eHarmony, descobriu que os usuários se sentem mais interessados por pessoas que se pareçam com elas e tenham por exemplo, algum traço em comum, como as mulheres altas que costumam se atrair por homens altos.

 2. Nós adoramos um espelho

Outro fator importante é o narcisismo natural de cada um. Em uma pesquisa feita em 2010, publicada no Personality and Social Psychology Bulletin, várias pessoas avaliaram fotos de estranhos em relação a atratividade sexual. Porém, algumas imagens foram modificadas digitalmente e misturavam o rosto de um desconhecido com o do participante. O resultado? As pessoas acabavam escolhendo as fotografias que traziam o seu próprio rosto.

3. Beleza não é tudo

Além dos fatores físicos, as pessoas também buscam parceiros com personalidades parecidas. Por isso, através da fisionomia de cada um, podemos perceber se a pessoa é alegre, brava, calma, brincalhona etc, e dessa forma, acabamos nos aproximando de alguém que seja parecido conosco.