Estudo revela porque as músicas de Billie Eilish fascinam as pessoas

11 de fevereiro de 2020, 14h35, por Amanda Ramalho
Divulgação

Tenho certeza que você já se perguntou os motivos de Billie Eilish, uma jovem cantora, estar fazendo tanto sucesso.

Recentemente Billie, de apenas 18 anos, faturou nas principais categorias do Grammy (Canção do Ano, Gravação do Ano, Álbum do Ano e Artista Revelação) e seu nome se fortaleceu ainda mais.

Bom, a partir daí, alguns cientistas decidiram entender as razões pelas quais as pessoas ficam tão fascinadas (ou hipnotizadas) pelas canções da artista.

Segundos os pesquisadores, a técnica que transformou Billie entre as cantoras mais populares do século e está resumida a uma sigla: ASMR.

ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response) significa resposta meridional sensorial autônoma. Quer um exemplo pra entender melhor? Bom, sabe quando você tem a sensação de formigamento quando alguém sussurra no seu ouvido? É tipo isso. Muitas pessoas classificam esse tipo de música como uma "experiência eufórica" ou "quase-orgásmica".

Daí, quando alguém sussurra ou fala em voz baixa, nossa tendência é aproximar mais um pouco e assim tentar compreender o que está sendo dito.

Billie usa esses vocais suaves como uma forma de prender a atenção dos fãs. Dessa forma, parece que a voz de "bad guys" está sempre cantando bem pertinho de você, como se fosse algo bem confidencial.

A partir daí, Billie mistura os elementos ASMR com batidas marcantes e melodias mais pegajosas para conquistar uma sonoridade diferente.

Vale ressaltar por aqui que Billie Eilish é a primeira cantora ASMR a conquistar fama mundial.

Ouvir as músicas de Billie Eilish