Estudo descobre que jiboias não matam por asfixia

25 de julho de 2015, 11h57, por Marayná Freitas
Divulgação

Todo mundo acha que as jiboias matam suas presas por asfixia, né? Mas essa informação é apenas um mito. Cientistas da Universidade Dickinson da Pensilvânia, nos EUA, descobriram que, na verdade, o método pelo qual essa espécie mata tem a ver com o fluxo sanguíneo de suas 'vítimas'.

O estudo foi publicado pela revista britânica "The Journal of Experimental Biology". Para a descoberta, eles testaram ratos anestesiados, medindo suas funções cardiovasculares antes e após o ataque de uma jiboia. O intuito era registrar os efeitos desse ataque no sistema circulatório.

Ao invés de asfixiar, a jiboia na verdade restringe o fluxo sanguíneo de suas presas, o que priva os órgãos vitais de oxigênio (isquemia), além de destruir o tecido do coração, do fígado e do cérebro rapidamente. Scott Boback, diretor responsável pela pesquisa, contou em entrevista à BBC que "uma ausência de fluxo sanguíneo causa a morte do animal muito mais rápido que a asfixia".

É a primeira vez que um estudo documenta a resposta fisiológica da vítima à constrição da jiboia, que também pode limitar a respiração do animal caçado. Como a espécie adquiriu esse método letal ainda será estudado, já que ele é único no reino animal.

Fonte: UOL

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!