Estudo afirma que homens que postam selfies tem sinais de psicopatia

12 de janeiro de 2015, 18h03, por Amanda Ramalho
Divulgação

Uma pesquisa da Universidade do Estado de Ohio informou que homens que costumam tirar muitas fotos próprias, mais conhecidas como "selfies", e compartilhá-las nas redes sociais, têm mais chances de apresentar sinais de psicopatia. O estudo foi feito com 800 americanos com idades entre 18 e 40 anos.

Segundo consta, a publicação de uma grande quantidade de selfies tem uma correlação positiva com a psicopatia, já que esta é definida como a falta de empatia ou relação aos outros e também, a impulsividade.

Jesse Fox, professora assistente de comunicação na universidade, explica que "a psicopatia é caracterizada pela impulsividade, eles estão indo tirar as fotos e colocá-las online imediatamente. Eles querem ver a si mesmos. Eles não querem gastar tempo editando".

Porém, se o homem edita as fotos antes de postá-las, o traço de personalidade localizado pelo estudo é a ansiedade e a auto-objetificação. Para os pesquisadores, quanto mais fotos publicadas editadas, mais sinais de perturbações sobre a aparência do indivíduo.

O levantamento ainda afirma que os homens da categoria também podem apresentar sinais de narcisismo, isto é, se sentirem mais inteligentes, atraentes ou melhores que os outros. "Não é uma surpresa que homens que postam muitas selfies são mais narcisistas, mas essa é a primeira vez que isso foi confirmado em um estudo", ressaltou Fox.

No entanto, de acordo ainda com a pesquisadora, o nível de psicopatia, auto-objetificação e narcisismo (conhecidos juntos como "Tríade Negra") apresentado pelo participantes do estudo está dentro da média.