A preservação dos oceanos e rios é o ponto de partida do espetáculo infanto-juvenil "Uma Ilha Fora do Mapa", uma adaptação da obra literária escrita pela atriz Regiane Alves, com temporada gratuita de 11 a 14 de agosto, em escolas municipais da cidade de São José do Rio Preto/SP. A peça teatral é realizada pela Mercúrio Cultural, por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAc), com patrocínio da bp bioenergy, além do apoio da Think Projetos e Secretarias de Cultura e Educação da cidade do interior paulista.
"Acreditamos que a arte tem o poder de transformar consciências, especialmente quando fala diretamente às novas gerações. Apoiar "Uma Ilha Fora do Mapa" é investir em educação ambiental de forma lúdica e criativa, levando às crianças e suas famílias uma mensagem essencial sobre o cuidado com o planeta. Para a bp bioenergy, que tem a sustentabilidade no centro do seu propósito, estar ao lado de iniciativas como esta é reafirmar nosso compromisso com o futuro”, diz Mara Pinheiro, diretora de Comunicação, Relações Institucionais e ESG da bp bioenergy.
Com texto e letras de Vitor Rocha, direção de Bruno Ferian e direção musical de Everton Gennari, a atração convida crianças e famílias a refletirem sobre os impactos do lixo plástico nos ecossistemas marinhos por meio de uma aventura divertida, poética e musical.
O espetáculo acompanha os irmãos Antônio e João, duas crianças apaixonadas por leitura, natureza e brincadeiras ao ar livre, que, durante um passeio à praia com a mãe, são misteriosamente transportados pelo mar para uma ilha formada por resíduos plásticos no meio do oceano. No local, passam a ser julgados por animais marinhos que os responsabilizam por toda a poluição acumulada nas águas. Para conseguirem voltar para casa, eles precisarão aprender lições valiosas sobre preservação ambiental e descobrir novas formas de cuidar do planeta.
Com uma linguagem contemporânea inspirada nos animes, mangás e no universo do K-pop, a encenação aposta no humor, na expressividade corporal e em números musicais para aproximar o público infantil de temas urgentes ligados à sustentabilidade. A direção de Bruno Ferian propõe uma narrativa dinâmica, que transita entre o real e o fantástico, utilizando movimentos coreografados, ações coordenadas e mudanças bruscas de energia para criar um universo visualmente potente e sensorial.
Já a trilha sonora original, interpretada ao vivo pelo elenco, incorpora batidas eletrônicas, refrões marcantes e coreografias sincronizadas inspiradas no K-pop. No espetáculo, as músicas desempenham papel central na dramaturgia, conduzindo os conflitos e ampliando as emoções da história, do grande julgamento coletivo promovido pelos animais marinhos aos momentos mais delicados de transformação dos protagonistas.
O espaço cênico é construído a partir de um único elemento: um píer de madeira que, ao longo da narrativa, se transforma gradualmente em uma ilha de lixo plástico. A cenografia acompanha visualmente o avanço da poluição nos mares, reforçando a mensagem ecológica do espetáculo de maneira simbólica e acessível para o público infantil.
Para Regiane Alves, autora do livro que inspirou a peça, o projeto amplia o alcance da mensagem ambiental proposta originalmente na obra literária. "Quando temos filhos, automaticamente pensamos num planeta melhor para eles viverem. Sempre acreditei que a arte e a educação andam juntas na formação de um ser cidadão. Com o livro "Uma Ilha Fora do Mapa", de uma forma lúdica, deixamos um pouco de consciência de como podemos cuidar do nosso planeta. E agora, com essa adaptação para o teatro, só nos confirma que estamos no caminho certo. Que eles levem para o dia a dia todo o aprendizado que tiveram com esse espetáculo e, com isso, construam um planeta mais valorizado e sustentável", afirma a atriz.
Serviços:
10 de agosto (segunda-feira)
Horário: 10h e 13h30
Local: EM João José Feris
Endereço: R. Maria Ceron Volpe, 751 - Vila Toninho
11 de agosto (terça-feira)
Horários: 10h30 e 14h
Local: EM Yolanda Ferrari Vargas
Endereço: R. Dezenove de Março, 901 - Jardim Maria Lúcia
12 de agosto (quarta-feira)
Horários: 8h30 e 13h
Local: EM Antonio de Souza
Endereço: R. Renato Pereira de Campos, s/n - Res. Caetano
13 de agosto (quinta-feira)
Horários: 10h30 e 14h
Local: EM Ruy Nazareth
Endereço: R. Almelinda Ap. de Paula Amaral, 149 - Parque Jaguaré
14 de agosto (sexta-feira)
Horários: 10h30 e 14h
Local: EM Ieda de Seixas Souza
Endereço: R. Francisco Chicuta de Viveres, 80 - Parque das Amoras II
Fonte: Trama Web





