Entrevista: Hugo Pena & Gabriel

23 de novembro de 2009, 10h53, por Da redação, por Tatiana Pires

Hugo Casciano Pena (Hugo Pena) e Emerson Robson Campos (Gabriel) devem a formação da dupla ao destino. Hugo Pena & Gabriel, que estão na estrada há mais de 6 anos e contam com 6 discos e 2 DVDs em sua discografia, iniciaram suas carreiras de forma independente. Devido a um problema de saúde de Hugo, o acaso juntou esses dois talentos musicais que fazem parte da nova safra do sertanejo universitário.

Ouvir Hugo Pena & Gabriel no Kboing   
Confira letras de Hugo Pena & Gabriel     

O trabalho mais recente da dupla, “Hugo Pena & Gabriel – Ao Vivo em Maringá, foi gravado em 2008, num show realizado para um público superior a 40 mil pessoas num grande estádio de futebol, o Willie Davids. O disco tem como um dos destaques a faixa “Mala Pronta”, que fez parte da trilha sonora da novela global “A Favorita”.

Para 2010, Hugo Pena & Gabriel prometem o lançamento de um novo álbum, que sairá em formato CD e DVD. A dupla está selecionando o repertório e as gravações deverão acontecer no primeiro trimestre do ano que vem.

O Kboing entrevistou Hugo Pena. Confira a entrevista na íntegra:

Kboing – O surgimento da dupla se deve a um problema na sua voz (Hugo Pena) quando seguia carreira solo. Fale um pouco sobre como aconteceu o surgimento oficial da dupla.
Hugo – Tive um problema de desgaste na voz e me afastei do trabalho no barzinho onde cantava todas as noites. Foi aí que contrataram o Gabriel que fez o maior sucesso. Para não perder o emprego...(risos), formei a dupla com ele. Brincadeira, além disso, sempre tivemos muita afinidade tanto na voz quanto na forma como encaramos o trabalho e nossa carreira.

Kboing – Como o público tem recebido o último trabalho: “Hugo Pena & Gabriel - ao vivo em Maringá”, lançado no ano passado?
Hugo – Da melhor forma possível. Estamos há mais de um ano viajando todo Brasil e a cada show temos uma realização. A recepção é sempre maravilhosa e o sucesso de público também. Para ter uma ideia, acabamos de voltar do Pará e Roraima onde tivemos um público record. O mesmo acontece quando vamos ao sul do país. Além disso, o estouro de “Vou Te Amar”, uma música deste trabalho que está entre as cinco canções mais tocadas em todo Brasil há seis meses, também tem sido algo fantástico. Estamos muito felizes. 

Kboing – Qual foi a emoção em receber o primeiro Disco de Ouro?
Hugo – É a realização de um sonho e a sensação de dever cumprido.

Kboing – Em 6 anos de estrada, com 6 CDs e 2 DVDs gravados, como vocês avaliam a trajetória da dupla?
Hugo – Estamos numa fase em que atingimos a maturidade. Agora, é preparar o próximo trabalho com o maior cuidado possível para confirmar tudo que conquistamos.

Kboing – Vocês esperavam todo esse sucesso quando iniciaram a carreira?
Hugo – Todo artista sempre espera, mas atingir isso é muito gratificante!

Kboing – Quais os maiores obstáculos que vocês enfrentaram para alcançar o reconhecimento nacional?
Hugo – Conquistar a confiança dos profissionais sérios do mercado e isso só se consegue com o tempo e com muita seriedade, algo que para nós é prioridade no trabalho. Estabelecemos, Gabriel, nosso empresário Marcos Carlesse e eu que sempre faríamos tudo com cautela, subindo todos os degraus um de cada vez e com muita seriedade. Com isso, hoje, temos muitos parceiros que adotaram nosso trabalho e que fazem parte da nossa carreira.

Kboing – Onde vocês buscam inspiração para compor suas músicas?
Hugo – No cotidiano, nos nossos sentimentos, nas histórias que escutamos.

Kboing – Quais são as suas influências musicais? Algum cantor ou dupla em especial?
Hugo – Temos muito respeito nos representantes da música sertaneja de raiz. Fazemos parte de uma nova safra, mas não deixamos de utilizar aquilo que estes mestres nos ensinaram.

Kboing – Quais são os projetos da dupla para o ano que vem?
Hugo – Já estamos selecionando repertório para o novo CD e DVD que será gravado após o primeiro trimestre de 2010

Kboing – Deixem uma mensagem os fãs do trabalho de vocês.
Hugo – Agradecemos o carinho e dedicamos todo o respeito a todos os nossos fãs que são a razão do nosso sucesso sempre.