artistas

Entrevista: Ara Ketu

03 de abril de 2009, 09h23, por Da redação, por Tatiana Pires

Ara Ketu foi o primeiro bloco fundado em 1980, que deu origem à Banda Ara Ketu em 1990 e, antes de estourar no Brasil, fez sucesso no exterior com uma mistura de batuques africanos e guitarras elétricas.

Ouça Ara Ketu no Kboing  
Confira letras do Ara Ketu

Em 1992, o Ara Ketu gravou o primeiro CD, que levava o nome da banda. O estouro veio no ano de 1994, com "Ara Ketu Bom Demais", que deu início a uma carreira de sucesso na trilha da música afro-pop baiana.

Após 18 anos, a banda ganhou outra formação e pela primeira vez uma voz feminina. Larissa Luz, 20 anos, assumiu oficialmente a banda de axé baiana, no lugar de Tatau, em fevereiro de 2008. Em entrevista exclusiva ao site Kboing, a cantora fala sobre sua trajetória e faz um balanço da sua carreira como vocalista da banda há pouco mais de 1 ano. Confira:

Kboing – Como foi o início de sua carreira antes de se tornar vocalista do Ara ketu?
Larissa Luz –
Estimulada pelo teatro, passei a fazer aula de canto, aos 11 anos,
com a professora Soraya Aboim, com quem aprendi muito. Aos 14, já cantava, profissionalmente, na companhia de dança Interart, e, em uma banda de rock in roll. A partir daí, passei a fazer barzinho e festas particulares. Depois, fiz parte da banda Egrégoras e Tempero Nagô.
Cantei em navios e em projetos educacionais. Participei ainda de uma peça intitulada "Tente outra vez". Foi a minha primeira participação oficial como atriz.

Kboing – Após um ano à frente do Ara ketu, como você avalia a sua trajetória?
Larissa Luz –
Não foi fácil. Enfrentei muitos obstáculos, mas avalio como uma trajetória de vitórias. Claro que houve tropeços, mas muita alegria também!

Kboing – Como está sendo a resposta do público em relação ao seu trabalho?
Larissa Luz –
Está massa! Tenho obtido um bom retorno. Todos me abordam na rua, me parabenizam, curtem o sucesso comigo. Estou satisfeita com meus fãs. É claro que sempre têm aqueles que não gostam, mas o número é menor.

Kboing – Quais são as suas influências musicais?
Larissa Luz –
Desde pequena, ouço MPB, rock, axé e samba. Costumava ouvir as músicas de que minha mãe gostava e, em seguida, fui construindo minha própria seleção. Marisa Monte, Badid Assad, Bob Marley, Djavam, Concha Buika, Daniela Mercury, Lazo Matumbi, Carlinhos Brown, dentre outros.

Kboing – Além de cantar, você também toca algum instrumento ou compõe?
Larissa Luz –
Toco violão, surdo, teclado e guitarra. Componho sim, e já gravei duas músicas nesse DVD novo. Uma música minha já venceu um concurso universitário.

Kboing - Você tem alguma superstição antes de subir no trio?
Larissa Luz –
Gosto de fazer uma oração com todos os músicos. Levo comigo minha
Iansã. Ela me protege de todos os males.

Kboing - O último trabalho foi lançado ano passado, com o CD e DVD.
Dentre as músicas que você gravou existe alguma preferida? Qual?
Larissa Luz –
Preferida? Hum...Difícil. Achei a seleção muito boa. Gosto de muitas.

Kboing - O Carnaval de 2010, comemorará os 60 anos da invenção do trio elétrico, os 25 do axé music e o Ara Ketu completa 30 anos de fundação. A banda já pensa na comemoração? Quais são os planos para esta grande festa?
Larissa Luz –
Com o aniversário da banda, muita coisa legal vai rolar. Estamos planejando uma festa astral! Sempre resgatando as origens de nosso povo.

Kboing - Como você enxerga o axé music atualmente? Na sua opinião, a mídia hoje em dia dá mais espaço para o segmento?
Larissa Luz –
Atualmente o axé tem ganhado um espaço maior. Tem se modernizado e está mais rico! Com certeza, a mídia está muito aberta às manifestações culturais do axé!

Kboing - Qual sua opinião em relação à Internet que possibilita o
download de músicas? Você acha que ela mais prejudica ou ajuda os artistas, na medida que divulga trabalho?
Larissa Luz –
É uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo em que divulga, tira do artista a possibilidade de ser remunerado por seu trabalho. Todos querem trabalhar e receber, não é?

Kboing - Por favor, deixe uma mensagem os fãs do Ara Ketu.
Larissa Luz –
A cada momento que encontro meus fãs, sinto como é gratificante fazer o que se gosta com dignidade. Deixo um trecho de um poema de Cecília Meirelles: "Pelo vosso campo imenso, vou cortando meus atalhos. Por vosso amor é que penso e me dou tantos trabalhos". Um beijo no coração!

Comentários

Últimas Notícias