artistas

Entrevista: Alexandre Peixe

24 de abril de 2009, 09h20, por Da redação, por Tatiana Pires

Cantor e compositor Alexandre Peixe chega ao auge de sua carreira e se torna uma referência no axé music. O artista que escreveu inúmeras letras de músicas cantadas por grandes nomes como  Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Asa de Águia, Babado Novo, Jammil e Uma Noites, Ricardo Chaves, Chiclete com Banana, entre outros, encara a nova fase como cantor e conquista sucesso em todos os cantos do país em que se apresenta.

Confira fotos do show realizado em Rio Preto
Ouça Alexandre Peixe no Kboing

As músicas do DVD “Peixe ao vivo em Salvador”, lançado neste ano, já está na boca dos fãs do axé. O novo trabalho conta com 10 músicas em versões acústicas de seus grandes sucessos mesclando depoimentos da carreira e curiosidades enquanto compositor. 

O álbum traz hits que conquistaram os micareteiros como "Dormir de Conchinha" “Saudade" e "Java" além da versão de axé do sucesso sertanejo "Deixa Eu Te Amar". 

É importante lembrar que Alexandre Peixe já gravou outros dois CDs: "Acústico Luau Bahia" e o "Alexandre Peixe ao Vivo em Salvador", que reúnem alguns dos seus sucessos como compositor além de clássicos do axé.

Para que você conheça um pouco mais sobre sua carreira, o Kboing entrevistou esse grande artista. Alexandre Peixe fala sobre os seus próximos projetos e como encara a dupla atividade de cantor e compositor.

Kboing – Como você começou a compor?
Alexandre Peixe –
Comecei a compor desde que comecei a tocar violão, foi quando resolvi também tentar fazer umas coisas próprias, juntar algumas palavras, melodias, de forma madura. Em 1993, Ricardo Chaves foi o primeiro artista a gravar uma música minha.

Kboing – O que levou um compositor consagrado como você a ingressar na carreira de cantor?
Alexandre Peixe –
Essa ponte do compositor para o cantor surgiu a partir de um projeto chamado “Axé das Antigas”, que eu fiz há quatro anos e meio, mais ou menos, que era a vontade de montar um show para reverenciar um repertório antigo, do início do axé que eu não escutava mais nos lugares. Foi um projeto de saudosismo mesmo meu e que eu descobri depois que muita gente estava curtindo, a festa era sempre cheia e a partir daí houve um contato com a minha atual produtora, Pequena Notável, pra tocar minha carreira de antes e eu topei encarar essa nova fase.

Kboing – Qual o balanço que você faz de sua carreira?
Alexandre Peixe –
O saldo é bastante positivo, temos aí quatro anos de estrada e já lançamos três trabalhos, sendo que desses três o anterior também tinha um bônus que era DVD Acústico, gravado dentro do estúdio de Carlinhos Brown, em Salvador. E esse atual trabalho, “Peixe ao Vivo em Salvador”, tem também um CD e DVD, só que desta vez é um DVD de show gravado no Alto do Andu, que é um espaço onde fazemos os ensaios de verão. A gente tem participado de carnavais importantes, a exemplo do Axé Brasil que a gente vai para o segundo ano, a exemplo do carnaval de Salvador, que temos blocos próprios...enfim, o saldo é muito positivo.

Kboing – Compositor e cantor. Qual das duas funções você mais se identifica e por que?
Alexandre Peixe –
São funções que se completam porque o autor tem um trabalho muito mais, talvez intimista, resguardado e tal, mas ele precisa que essa música ganhe espaço nos carnavais, que você consiga ser a ponte que leva essa matéria prima, digamos assim, para que o público goste e conheça aquela música, então o cantor tem esse papel de fazer essa ponte.
E eu estou tendo o prazer agora de interpretar as músicas que eu componho, coisa que no passado eu não fazia. Eu acho que são, digamos assim, atributos que me dão prazer dos dois lados, um quando você faz uma boa música, e fala: que música legal, acabei de compor e a outra que é você cantar perto da galera e sentir ali as pessoas cantando junto, aquilo ali também é uma emoção única.

Kboing – Suas canções foram gravadas por grandes nomes da música e tiveram grande repercussão. Como é a sua relação com esses artistas renomados?
Alexandre Peixe –
Com o tempo a gente acaba criando um vínculo, passa a conhecer esses artistas de perto e são artistas que no passado eu pulava atrás dos blocos deles e foi uma sensação muito gostosa a partir do momento que eu também passei a ser gravado, ter essas pessoas que são ídolos, são referências para a gente, gravando músicas minhas. Claro que você acaba criando aqui e ali uma situação de se aproximar mais de um grupo ou de um artista por mais afinidade ou alguma outra coisa em comum fora a música, mas no geral eu me relaciono bem com todo mundo e eu quero manter essa boa relação sempre.

Kboing – Você tem feito sucesso nas micaretas e shows por todo Brasil. Você esperava toda essa repercussão?
Alexandre Peixe –
Quando a gente encara uma nova fase, que é essa fase de cantor, sempre entra para dar certo, para vencer, e claro, que a gente não sabe o caminho que vai percorrer. Então o que a gente pode fazer é torcer, fazer da melhor forma, fazer com dedicação, com carinho, com amor...e torcer para que as pessoas curtam, gostem, e isso a gente tem notado que com o passar do tempo tem tido mais gente conhecendo o trabalho, a gente tem voltado para os carnavais que a gente faz, ido para carnavais novos, aumentando, digamos assim a participação em eventos que a gente não fazia, isso é reflexo de um trabalho que vem crescendo. A gente sempre espera que dê tudo certo e fica feliz quando vê as coisas acontecendo, sem dúvida. Agora, não conseguimos prever como vai ser de que forma que vai acontecer, o tempo que isso vai acontecer...a gente tem que fazer da melhor forma e o time que tiver que ser e não o que a gente quer.

Kboing – Em 2009, você saiu em três dias no carnaval de Salvador. Qual é a expectativa para a festa do ano que vem, em que será comemorado os 60 anos da invenção do trio elétrico, os 25 da axé music?
Alexandre Peixe –
A gente quer aumentar a nossa participação no carnaval de Salvador, sem dúvida. Os blocos que a gente fez, graças a Deus, estão indo super bem, a exemplo do bloco Harem, do bloco Open Bar e esse ano também que eu fiz o bloco Bicho, que também esta indo muito bem no carnaval de Salvador...a expectativa para 2010 é que as coisas continuem assim, indo bem ou que a gente passe, de repente, a participar de outros blocos ou lançar um outro produto para o carnaval. Participar dessas duas datas importantes com certeza vai influenciar muito a condução do repertório e homenagens, de repente canjas com artistas que marcaram isso tudo.

Kboing – Qual sua opinião sobre a axé music atual? A mídia hoje em dia dá mais espaço para o segmento?
Alexandre Peixe –
Continua firme e forte, com eventos pelo Brasil inteiro, o ano inteiro e até fora do país e isso reflete como a música baiana não é uma música sazonal, é uma música que é trilha sonora de festa e alegria. Festa não tem crise, não tem época do ano, isso pode acontecer a qualquer momento. Está muito bem, graças a Deus, e a mídia dá espaço como dá espaço aos outros segmentos, acho que a gente não tem mais e nem menos espaço que os outros segmentos. A gente sempre vê algum artista da axé music bem posicionado em programas de TV importante, sempre ali tocando e aparecendo para a galera.

Kboing – Quais seus próximos projetos musicais?
Alexandre Peixe –
Meu objetivo esse ano é levar o trabalho desse DVD, gravado no ano passado em Salvador e que foi lançado esse ano. E que a gente continuem fazendo esses projetos como festas próprias, a exemplo do que o Harém vem sendo fora de Salvador. E lançar uma outra festa que não tem nome ainda e continuar fazendo eventos maravilhosos, bons carnavais, boas micaretas...a gente quer participar o máximo que puder de shows, esse é o nosso plano maior.

Kboing – Deixe um recado pra toda galera que curte suas músicas.
Alexandre Peixe –
Queria agradecer que, realmente, as pessoas a cada dia que passa têm abraçado mais nosso projeto, nossa carreira e isso eu fico feliz porque é o feedback que a gente esperava, de ter o público curtindo nosso trabalho. E quero que vocês continuem firme e forte, cantando e pulando, participando de nossas festas. Quem quiser conhecer mais de perto o nosso trabalho é muito fácil, a gente tem a parte toda de Internet a disposição para que as pessoas fiquem a par do que está acontecendo. O nosso site é www.alexandrepeixe.com.br o meu blog www.blogdopeixe.com.br e o myspace que já está no ar www.myspace.com/alexandrepeixe É isso ai galera, obrigada e um abraço!

Comentários

Últimas Notícias