artistas

Entrevista: Adryana Ribeiro

19 de maio de 2011, 18h03, por Da redação, por Tatiana Pires

O seu rosto já é conhecido. Mas a sonoridade do seu trabalho mudou nesta nova fase de sua carreira. Adryana Ribeiro, que comandava o grupo Adryana e a Rapaziada, lançou em março seu novo disco solo, intitulado "Direitos Iguais".

Ela investe em uma onda mais "'sambística', percussiva e as letras trazem uma energia mais feminina sem ser feminista", em suas próprias palavras.

Ouvir Adryana Ribeiro  
Letras de Adryana Ribeiro  

Adryana Ribeiro falou ao Kboing sobre o novo álbum, o que seu atual trabalho difere da antiga banda, além de contar um pouco sobre sua vida pessoal. Confira:

Kboing - Qual a principal diferença no seu trabalho solo em relação ao período em que você comandava o grupo Adryana e a Rapaziada?
Adryana Ribeiro -
A sonoridade deste trabalho está mais ‘sambística’, percussiva e as letras trazem uma energia mais feminina sem ser feminista. No caso do Adryana e a Rapaziada nós fazíamos um samba pagode misturado com R&B porque os meninos da primeira formação eram rappers e o foco do marketing era o público teen.
Então, a principal diferença é o resgate da intérprete, da cantora de samba que sempre fui, desde que lancei meu primeiro disco em 1995, pela Sony Music, apadrinhada por Martinho da Vila, Demônios da Garoa e Rafael Rabelo. O Adryana e a Rapaziada foi um projeto da gravadora Abril Music em 1999 e que tinha por contrato começo, meio e fim.

Kboing - Sua carreira solo está acontecendo da forma que você imaginou?
Adryana Ribeiro -
Sim, estar independente faz com que vejamos todo o processo com outros olhos. Hoje tenho muito mais paciência, não existe ilusão.

Kboing - Em março você lançou o disco "Direitos Iguais", conte nos um pouco desse projeto...
Adryana Ribeiro
- Estava pesquisando para produzir um show em homenagem a Jovelina Pérola Negra e Almir Guineto e comentei com meu maestro Elias Jó que gostaria de levar essa sonoridade percussiva, de letras mais ousadas para o meu disco de carreira. Fui maturando essa ideia nesses quatro anos, compilando repertório... o que foi um pouco difícil porque os compositores só me encaminhavam músicas muito românticas, distantes da sonoridade que eu queria fazer. Até que no segundo semestre de 2010 entrei com tudo no estúdio e começamos a produzir a minha primeira produção independente.

Kboing - O que significa para você a atividade de compor músicas?
Adryana Ribeiro -
Significa DOM DIVINO, maravilhoso. Componho, mas nunca gravei, aliás, prefiro pedir para os compositores profissionais, eles são quem realmente fazem bem. Quem sabe um dia eu ache algo meu interessante.

Kboing - Qual música até hoje demorou mais tempo para ser produzida?
Adryana Ribeiro -
Neste disco novo, a faixa “Nosso Som”. Ela foi sendo gravada ao longo desses anos... finalizávamos uma coisa e depois faltava outra... fomos construindo pedaço por pedaço e ela é realmente uma superação, porque é um mix de ritmos, levadas e cores. Elias Jó que arranjou e produziu junto comigo este trabalho foi um verdadeiro gênio, sem palavras pra definir seu talento e paciência, pois fomos criando toda essa essência.
É fácil fazer um disco, podemos entrar agora no estúdio e fazer. Agora fazer aquele SOM que está na sua cabeça, não é a qualquer hora... aí nós soubemos esperar o melhor tempo do outro e prosseguir.

Kboing - É possível fazer uma música de amor sem ser meio cafona?
Adryana Ribeiro -
Acredito que sim, dentro da música pop podemos encontrar compositores que conseguem unir uma letra inteligente e profunda com a melodia certa, mas indo a fundo na psique (risos). Quando a gente está apaixonada fica meio engraçado. Não é a musica e sim o emocional da gente que muda, fica mais suscetível. A música é apenas o veículo que traduz esse estado emocional, que pode variar muito dependendo da situação que a pessoa está vivendo.

Kboing - Vamos entrar um pouquinho na sua vida pessoal...você está namorando, casada? Como faz para conciliar a vida profissional e a afetiva?
Adryana Ribeiro -
Sempre tive namoros longos... gostaria de casar... ainda não achei a pessoa que tenha essa coragem. Acredito que ter uma vida afetiva normal é possível sim, apenas devemos delimitar até onde queremos que uma parte da vida invada a outra. E confiança mútua para que realmente exista uma cumplicidade positiva.

Kboing - O que mais gosta de fazer nas horas vagas?
Adryana Ribeiro -
Ficar em casa, postar no Facebook, estou viciada (risos). Estou fazendo faculdade, cursos. Leio. Adoro filmes. E faço trabalho social voluntário, acho que é o melhor remédio para a depressão. Se uma pessoa disser: "estou com depressão", vá ajudar alguém. Isso passa na hora, se não passar ajuda no tratamento.
Só estou devendo malhar, pois depois que lesionei os joelhos fiquei meio devagar. Eu corria 9 km todos os dias pra manter o pique nas turnês do A&R.

Kboing - Como a internet influência no trabalho artístico?
Adryana Ribeiro -
Acho que a internet estreitou a distância no relacionamento com nossos fãs, ao mesmo tempo ampliou o poder de alcance e agilidade em termos de divulgação, mas ainda é necessário o corpo a corpo, o papel do divulgador que vai na rádio levar a sua música. Não diria que um trabalho no meu segmento andaria por si só, pois as pessoas precisam ser instigadas a se interessarem em saber do que se trata. Não adianta jogar algo na Internet e não gerar o interesse.
E estou presente no Twitter e no Facebook, Myspace. O meu preferido é o Facebook, me sinto em casa.

Kboing - O seu site está em construção... quando ele estará no ar? Quais as novidades você está preparando?
Adryana Ribeiro -
A previsão de entrega é para o final deste mês, ele traz inovações em design e uma acessibilidade maior para os nossos fãs e contratantes de show.

Kboing - Quais são seus próximos projetos?
Adryana Ribeiro -
Meu projeto é essa retomada de carreira, fazer o lançamento deste CD com um show novo que estamos ensaiando.
O disco foi feito em estúdio e traz a participação do rapper Thaide na faixa "Nosso Som" e do Milton Guedes num solo de gaita na musica "Um Só Minuto".
Estamos finalizando as negociações da distribuição e em breve estaremos divulgando o prazo dele nas lojas, não irá demorar. Já está sendo muito pedido. Iniciamos o trabalho de formiguinha, esse foi o formato que achamos mais verdadeiro, todo dia plantando uma nova realidade.

Kboing - Por favor, deixe um recado para os fãs de seu trabalho.
Adryana Ribeiro -
Meu recado é sempre agradecer por todo amor e carinho que recebo onde quer que eu vá. Amo cantar, trocar essa energia, ser porta voz de sentimentos...
Espero que essa oportunidade que temos de nos unir através da música seja cada vez mais fortalecida entre nós.

Comentários

Últimas Notícias