Eleições: 5 artistas que migraram para a política

01 de outubro de 2016, 08h14, por Alexandre Murari
Divulgação

É isso aí, queridos eleitores brasileiros, neste domingo, 02, todos os munícipios do País terão eleições para a escolha de prefeitos e vereadores. Bom, como estamos cansados de saber, esse é o momento ideal para você saber quem são seus representantes e o que eles podem fazer pela sua comunidade.

Aproveitando essa onda eleitoral, separamos aqui uma lista de músicos que se fizeram representantes de seus fãs devido a sua capacidade de influenciar multidões. Confira abaixo a lista dos políticos da música brasileira.

Leci Brandão → Ouça.

Em 2010, a sambista Leci Brandão foi candidata ao cargo de Deputada Estadual de São Paulo e se elegeu com mais de 85 mil votos. Levantando a bandeira que defende a inclusão dos negros, o combate ao racismo e à homofobia e o respeito à Lei Maria da Penha, Brandão foi reeleita em 2014 e continua atuando como parlamentar.

Netinho de Paula → Ouça.

Em 2008, o vocalista do Negritude Jr. Foi eleito vereador da cidade de São Paulo – SP. Abraçando a luta que defende os direitos do povo da periferia e da juventude, o músico chegou a ser reeleito ao cargo em 2012, porém teve seu mandato cassado em 2015 por infidelidade partidária.

Sérgio Reis → Ouça.

O ícone da música sertaneja nacional debutou na política em 2010, quando saiu para candidato a deputado federal em Minas Gerais, porém desistiu da disputa. Foi somente nas eleições de 2014 que Sérgio Reis conquistou o cargo de deputado federal por São Paulo. O cantor defende a bandeira da saúde, principalmente a luta contra o câncer.

Frank Aguiar → Ouça.

Também conhecido como "O Cãozinho dos Teclados, Frank Aguiar começou sua carreira política em 2006, quando se elegeu deputado federal de São Paulo. Mesmo com direito a legislar até 2011, nas eleições municipais de 2008 o cantor foi eleito vice-prefeito de São Bernardo do Campo – SP. Em 2012 foi reeleito com a mesma chapa, que trazia Luiz Marinho como prefeito. Apesar da trajetória vitoriosa, em 2014 o músico sofreu a primeira derrota, quando não conseguiu ser eleito deputado federal por São Paulo.

Tiririca → Ouça.

Bom, esse dispensa comentários, né? Com o jargão "Pior que tá não fica!", no estado de São Paulo, o palhaço foi o deputado federal mais votado da eleição de 2010, e se reelegeu em 2014. A bandeira política do Tiririca é a defesa dos direitos da classe artística e cultural.