Drone militar quebra recorde e fica três dias no ar

16 de julho de 2015, 09h57, por Marayná Freitas

A Federação Aeronáutica Internacional (FAI), que fica na Suíça, anunciou que um drone experimental militar norte-americano quebrou o recorde de voo de veículo aéreo não tripulado e permaneceu três dias no ar!

Segundo dados oficiais da FAI, o Orion, drone de média altitude e ampla potência (MALE) - que ainda está em fase de protótipo - voou 80 horas, 2 minutos e 52 segundos e atingiu altura entre 1,3 mil e 3 mil metros. Quem conseguiu esse recorde foi a Aurora Flight Sciences, responsável pelo projeto.

Divulgação/G1O Orion, que foi produzido pela Aurora Flight Sciences, contém hélices e é um um drone de média altitude e ampla potência

Apesar de o voo ter ocorrido entre 5 e 8 de dezembro de 2014, a FAI reconheceu o recorde só agora. Para que a meta fosse alcançada, foi necessário o revezamento entre quatro pilotos para comandar o drone à distância. O recorde anterior era de 30 horas no ar e pertencia a um Global Hawk, da Northrop Grumman.

O Orion não possui armas e foi construído para transportar cargas que podem pesar até mais que uma tonelada. Segundo a Aurora Flight Sciences, o voo assume "exatamente o que pede o combatente americano: vigilância constante do inimigo".

Fonte: G1

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!