artistas

Dia do Livro: 7 nomes que vão além da boa música

29 de outubro de 2016, 04h28, por Alexandre Murari
Divulgação

O 29 de outubro é reservado para celebrar uma joia raríssima para nós brasileiros: a literatura nacional. Neste sábado, portanto, comemora-se o Dia Nacional do Livro, que teve a data de hoje escolhida devido à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa.

Quem aprecia as obras da literatura nacional sabe muito bem a qualidade que temos em termos de escritores. Nomes como Machado de Assis, João Guimarães Rosa, Lima Barreto, Cecília Meirelles etc ficarão para sempre na memória e imaginação dos leitores brasileiros.

Há também, entretanto, autores que, além de desenvolverem suas habilidades na escrita, têm a música como profissão. Por conta disto, separamos aqui sete nomes que, tanto na música quanto na literatura, contribuem para a construção da cultura nacional.

Vinicius de Moraes

Divulgação

Músico e poeta, Vinicius de Moraes é um artista de grande importância para a cultura nacional. Foram 13 obras publicadas. A primeira, "O Caminho Para A Distância", de 1933, e a última, "Poemas Esparsos", lançado de modo póstumo em 2008. Além de atuar na literatura e na música, Vinicius também foi diplomata e jornalista. Morreu em 1980, aos 66 anos, após passar mal na banheira de sua casa, no Rio de Janeiro.

Chico Buarque

Divulgação

 Ao todo, foram 11 livros escritos. O primeiro, "Roda Viva", concebido em 1967 e o último, "O Irmão Alemão", publicado em 2014.

→ As 10 mais Chico Buarque.

Caetano Veloso

Divulgação

O ícone da MPB publicou quatro livros ao longo da carreira: "Alegria Alegria", de 1977, "Verdade Tropical", de 1997, "Letra Só", de 2003 e "O Mundo Não É Chato", de 2005.

Eduardo Facção Central

Divulgação

Rapper conhecido pelo posicionamento crítico que, desde os anos 1990, ao lado do Facção Central, contesta as ações políticas e as inúmeras formas de desigualdade sociais do país. O livro "A Guerra não Declarada na Visão de um Favelado", lançado em 2012, conta a visão de um cidadão periférico e como os menos favorecidos são saqueados pela ganância da burguesia.

Adriana Calcanhoto

Divulgação

Cantora, pintora e escritora, Adriana Calcanhoto deu vida a seis obras literárias. Destaque ao livro "O Poeta Aprendiz". Lançado em 2003, a obra traz a música de Vinicius de Moraes e Toquinho ilustrada pelos traços de Calcanhoto. O último lançado pela artista foi "Haicai do Brasil".

Pitty

Divulgação

A baiana lançou em 2014 a autobiografia "Pitty – Cronografia: Uma Trajetória Em Fotos", que traz relatos de todas as fases da cantora, montada cronologicamente, com registros fotográficos e textos da própria baiana.

Aline Barros

Divulgação

Escritora desde 2001, a cantora Gospel lançou, em 2015, o livro Graça Extraodinária, que, com passagens bíblicas e trechos de canções, traz a profundidade do conceito bíblico da graça e seus mais variados aspectos.

Comentários