Dança popular direto do nordeste

24 de março de 2009, 16h15, por Da redação, por Tatiana Pires

Quem diria que um dia as pessoas das grandes cidades brasileiras, estariam envolvidos com um ritmo de música que até pouco tempo atrás sofria grande preconceito? Pois é, atualmente o forró faz sucesso de norte a sul do país, e muitas pessoas procuram até cursos de dança para não fazer feio na pista.

Carinhosamente conhecido como arrasta-pé, o forró tem como uma das principais características o ato de arrastar os pés durante a dança, que é realizada por casais que ficam de corpos bem colados, transmitindo sensualidade.

De origem nordestina, o forró que surgiu no século XIX, é uma das manifestações populares mais antigas e tradicionais. O ritmo tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950, tornando-se popular em todo o Brasil com a intensa imigração nordestina principalmente para as capitais: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1970, as "casas de forró" foram criadas nessas e em outras cidades brasileiras. Depois de um período de declínio nos anos 80, o forró voltou com tudo a partir da década 90 em diante, com o surgimento de novos artistas.

Segundo o pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.

Para fazer a música é necessário os seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba. O ritmo, hoje é dividido em vários gêneros: forró universitário, forró tradicional, forró eletrônico e o forró pé de serra. Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso.

Ouça os principais cantores e bandas de forró no Kboing:

- Banda Calypso
- Calcinha Preta
- Limão com mel
- Mastruz com leite
- Alceu Valença
- Luiz Gonzaga
- Elba Ramalho
- Frank Aguiar
- Zé Ramalho