Crianças brasileiras estão entre as mais sedentárias e gordinhas do mundo

08 de setembro de 2015, 09h42, por Marayná Freitas
DivulgaçãoCrianças estão passando muito tempo sentadas

Uma pesquisa internacional faz um alerta preocupante para os pais: as crianças brasileiras estão entre as mais gordinhas do mundo. Isso acontece porque elas estão se movimentando menos. O incentivo de brincar, andar mais, e praticar mais exercícios deve vim dos próprios pais, familiares, professores, e as escolas em geral.

A pesquisa analisou 12 países, onde seis mil crianças usaram um aparelho chamado de acelerômetro, que registra passos, movimentos, o tempo que elas ficam sentadas e até o sono. "A gente consegue ter uma ideia desse bloco de tempo analisados, quantos passos eles conseguiram somar", explica um pesquisador.

Nessa análise, o Brasil não se saiu bem. A meta é que cada criança ande, no mínimo, 12 mil passos por dia, mas oito entre dez não cumpriram essa meta. O fato delas se mexerem menos e até dormir menos do que o necessário influencia muito para que elas fiquem acima do peso.

Os brasileiros pesquisados tinham de 9 a 11 anos, e 45% estavam acima do peso. Só ficaram em segundo lugar no quesito obesidade, no qual os meninos chineses e as meninas americanas são os piores.

Timóteo Araújo, coordenador da pesquisa, faz um adendo sobre as crianças do século 21 de todo o mundo: estão ficando muito tempo sentadas, cerca de 8h por dia. "Esse tempo sentado está explicando a falta de atividade física, roubar tempo de atividade física e, com isso, explica bastante a obesidade que essas crianças apresentam hoje em dia. Por isso eu volto a insistir, tire o bumbum da cadeira dos seus filhos, eles têm que agitar", advertiu ele.

Fonte: G1 – Bom Dia Brasil

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!