Cortar o cabelo libera diversas substâncias

23 de agosto de 2015, 13h16, por Amanda Ramalho
DivulgaçãoDurante a lavagem das madeixas nos sentimos mais relaxados

Pode acreditar! Não é apenas ansiedade ou, talvez, um trauma. O 'simples' fato de cortar o cabelo produz no organismo das mulheres diversas reações.

Segundo o site "M de Mulher", quando você chega no salão, por mais animada que esteja com a mudança, seu corpo fica em estado de alerta com o que irá acontecer nos minutos seguintes. "A chamada ansiedade antecipatória (a mesma que você sente antes de entrar no avião ou subir na montanha russa) surge da sensação de perder o controle da situação e ativa uma resposta de stress no cérebro, que explica as mãos ligeiramente suadas e o coração acelerado".

Daí o cabeleireiro te relaxa! Durante a lavagem, ele faz massagem no seu couro cabeludo e pressiona receptores na pele que estimulam o relaxamento e diminuem os níveis de stress. Quanto maior a massagem, maior é a liberação de serotonina, aquele substância que relaxa e levanta o humor de qualquer pessoa.

Para não deixar você pensar que em breve ficará sem suas longas madeixas, (por mais que você peça para tirar apenas "dois dedinhos, por favor!", a cada tesourada, você acredita que está ficando careca), o profissional começa a conversar com você. Estudos dizem que compartilhar informações ativam as ligações entre os neurônios e liberam a dopamina, substância do bem-estar.

Por essas e outras é importante que frequente um lugar de confiança. Assim você mantém em alta sua oxitocina, hormônio que distribui pelo seu corpo amor e confiança.

Depois do corte! Nada de sustos! Seu novo visual irá ativar a "parte do cérebro que controla sensações e experiências novas, liberando a mesma excitação vivida em um primeiro encontro", descreveu a publicação.

Agora... se mesmo assim você não gostou do corte. Seu cérebro irá derrubar a sua autoestima, sua insegurança irá aumentar e o resultado afetará muita coisa ao seu redor. Por isso tente não ter medo de mudar, seja aberta as coisas novas e tente controlar os seus hormônios.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!