Confira as principais compositoras mulheres da nova geração!

22 de outubro de 2019, 15h46, por Vanessa Vezenfati
Divulgação

No Brasil o cenário musical é uma fonte de talentos femininos. As artistas são muito completas e versáteis e cada dia mais o público aumenta e consome suas criações.

Elas são compositoras de todos os gêneros musicais, Rock, Sertanejo, Pop, Samba, MPB, Rap/ Hip Pop e também misturam todos os estilos e as canções ficam incríveis!

Reunimos uma lista de cantoras/compositoras brasileiras que fazem muito sucesso e você precisa conhecer!

Compositoras de MPB

A sigla deriva da expressão Música Popular Brasileira, um gênero que surgiu nos anos 60. Uma segunda geração da bossa nova. As artistas contemporâneas misturam esse ritmo e fazem um som bem democrático que tem tudo a ver com as músicas polulares.

Sandy

Lançou seu primeiro álbum solo em 2011, "Manuscrito", mostrou seu potencial e tornou-se uma das melhores artistas femininas do país. Depois divulgou "Veio Sim" em 2013 e "Meu Canto" em 2016, a maioria dos sucessos compostos por ela.

Principais criações: "Você Pra Sempre (Inveja)", "Pés Cansados" e "Me Espera".

Mallu Magalhães

Aos doze anos, começou a compor músicas grande parte delas escritas em inglês. Hoje com 27 anos já possui quatro álbuns lançados. Autodidata, aprendeu a tocar violão sozinha aos nove anos de idade. Assim como o banjo, a gaita, a escaleta, o piano, e o ukulele.

Principais criações: "Velha e Louca", "Você Não Presta" e "Shine Yellow".

Maria Gadú

"Shimbalaiê" seu primeiro sucesso foi composto quando ela tinha apenas dez anos. A cantora está entre os maiores nomes da nova MPB. Com a carreira consolidada ela já possui parcerias com grandes nomes, como Caetano Veloso e Milton Nascimento.

Principais criações: "Bela Flor","Dona Cila" e "João de Barro"

Tiê

É uma das jovens que está brilhando na música brasileira. Sua melancolia gostosa na música "A Noite" esteve no top das paradas brasileiras por meses.

Principais criações: "Assinado Eu'', "Mexeu Comigo" e "A Noite".

Compositoras do sertanejo (Feminejo)

Um ritmo lançado em 2016, o Feminejo, como é conhecido nos dias atuais é um fenômeno no Brasil. Grandes artistas foram descobertas com letras maravilhosas que até então só os homens falavam e cantavam. Relacionamento, amor, balada, sucesso elas dominam como nunca.

Paula Fernandes 

Ela tem mais de quatro milhões de discos vendidos, indicações ao Grammy e canções maravilhosas. Suas músicas sempre está na boca do povo e trilhas sonoras de novelas.

Principais criações: "Pra você", "Um Ser Amor" e "Sensações".

Maiara e Maraisa

A dupla sertaneja tem vários sucessos gravados por outros artistas quanto por elas. Já são seis álbuns  e três DVDs. As irmãs acabaram de lançar "Aí eu Bebo" que já está na parada musical.

Principais criações: "Prisão sem grade" (Jorge & Mateus), "Cuida bem dela" (Henrique & Juliano) e "Caso indefinido" (Cristiano Araújo).

Marilia Mendonça

A rainha da sofrência chegou!! Com pouca idade mas muito talento Marília Mendonça é uma das cantoras e compositoras mais ouvida no Youtube.

Principais criações: "Infiel", "Eu Sei De Cor" e "Ausência". 

Compositoras e cantoras negras do Rap e Hip Hop

Outro cenário musical que está tendo muito investimento feminino. Mulheres e até crianças estão entrando nesse ritmo que tem uma abordagem inovadora e mais consciente nas composições.

Karol Conka

Letras feministas e fortes Carol Conka é um sucesso para essa nova geração de mulheres. Negra e de pereferia mostrou que veio para ficar. Seu rap ganhou destaque a partir de 2012 e passou ser uma grande artista.

Principais criações: "Tombei", "É o Poder e "Tô na Luta".

Luana Hansen

Com 16 anos de estrada, Luana é marcada por suas letras fortes e a vontade de mudar a sociedade por meio de suas composições.

Principais criações: "Flor de Mulher", "Ventre Livre de Fato" e "Funk da Realidade". 

Mc Sofia

Estourou com onze anos de idade com seu hit "Menina Pretinha". Rapper, cantora e compositora escreve várias canções, faz shows pelo Brasil inteiro levando sua verdade. Em 2016, participou da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, ganhou vários prêmios nacionais e é indicada na categoria Novo Artista Internacional do Black Entertaiment Television (BET Awards) de 2018. 

Principais criações: "Meninas Pretinha", "Minha Rapunzel tem Dread" e "Barbie Black".

Compositoras Pop

Elas são sucessos mundial, arrastam multidões, tem clipes com milhões de visualizações, lançam tendências e o mais importante te um talento excepcional para compor.

IZA

Com apenas um álbum IZA se tornou uma grande artista, com muita representatividade, carisma e sucesso. As parcerias escolhidas a dedo fizeram sua carreira impulsonar. Sua letras provocantes, sua presença, vozeirão prende a atenção.

Principais criações: "Te Pegar", "Pesadão" e "Ginga".

Anitta

Ela tinha uma meta e conseguiu realiza-lá com apenas 5 anos de carreira. A cantora conseguiu lançar músicas no mercado internacional e fez grandes parcerias. O poder de suas músicas e sua inteligência a tornaram uma artista reconhecida mundialmente.

Principais criações: "Show das Poderosas", "Bang" e "Paradinha".

Ludmilla

Com letras que falam a realidade da fama, ela se tornou muito querida e ganhou seu espaço no mundo da música. Lud mistura funk, pop e melody e está sempre no topo das paradas nacionais.

Principais criações: "24 Horas por Dia", "Não Encosta" e "Fala Mal de Mim".

Anavitória 

As amigas foram uma explosão em 2016 e levaram um Grammy Latino para casa. A canção "Trevo" foi eleita a melhor canção em Língua Portuguesa do ano. A mistura de pop e folk, com aquele violão de fundo ganhou a simpatia de muitos.

Principais composições: "Trevo (Tu)", "Fica" e "Singular".

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!