Cirurgia plástica é um dos sonhos de consumo do brasileiro

16 de maio de 2015, 17h12, por Alexandre Murari
Divulgação

Após ter ultrapassado os Estados Unidos em números de cirurgias plásticas, o Brasil vem cada vez mais alimentando a ideia de que ter o corpo "perfeito" é algo necessário.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pelo portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz, a intervenção cirúrgica está na quinta posição de sonho de consumo do brasileiro. De acordo com o cirurgião plástico Rodrigo Antoniassi, entre os fatores que impulsionam esse desejo, o padrão de beleza imposto pela mídia e a paixão pelo sol e mar são um dos mais importantes.

"O brasileiro gosta de água, sol, piscina e praia. Por estarmos em um país tropical, a exposição do corpo é maior e usam-se cada vez mais roupas curtas. Há também o padrão de beleza imposto pela mídia, ao transmitir na ‘tela’ mulheres com curvas bem acentuadas e com volumes. Ultimamente temos visto mulheres e adolescentes que fazem absolutamente tudo para atingir um inatingível padrão de beleza difundido pelos meios de comunicação. Devemos considerar também o mercado de trabalho, que busca pessoas com boa aparência", explica o profissional.

O doutor também explica que a busca pela cirurgia vai além da vaidade estética, por muitas vezes, pessoas descontentes com sua aparência vão à procura do procedimento, ou seja, a baixa autoestima, 'sobras' que ficam após a gravidez ou emagrecimento, ou até mesmo a idade, influenciam na necessidade de 'recauchutar' o corpinho.

Bom destacar que no último levantamento encomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), realizado pelo Instituto de Pesquisas Datafolha, as cirurgias mais procuradas pelos brasileiros são: aumento de mama, lipoaspiração, abdômen, redução de mama e pálpebras.

Fonte: Ética Comunicação

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!