China teria espionado nomes próximos a Obama em 2010

10 de agosto de 2015, 16h59, por Alexandre Murari
DivulgaçãoSnowden ficou conhecido por revelar informações secretas da vigilância do governo americano em 2013

Segundo informações divulgadas pela rede americana "NBC News", a China teria, em 2010, espionado funcionários da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, a NSA. De acordo com um informante, todos os principais nomes oficiais dos setores de segurança foram alvos, inclusive pessoas próximas ao presidente Barack Obama. Entre as invasões, e-mails e listas de contatos destes funcionários foram vasculhados.

Apesar da gravidade do ataque, o foco da ação não foi o setor de TI ou inteligência da NSA, mas sim as contas pessoais dos espionados. A emissora ainda comunicou que boa parte das contas invadidas estavam hospedadas no serviço de e-mail do Google, o Gmail, confirmando a publicação feita em 2011 pelo Google na qual revelava que logins pessoais de funcionários norte-americanos foram invadidos.

Coincidindo com um documento divulgado pelo ex-técnico da agência, Edward Snowden, a China teria tentado espionar os computadores e e-mails de quatro funcionários do alto escalão americano. Incluindo nomes como o chefe das operações navais da época, Gary Roughead e o presidente da divisão ligada ao Departamento de Defesa, Mike Mullen. 

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!