Calos nos cotovelos dos cães: saiba como evitar

18 de abril de 2015, 11h08, por Amanda Ramalho
DivulgaçãoOs calos dificultam a movimentação do animal

Cachorros são nossos xodós e sempre que acontece alguma coisa, logo nos desesperamos. Estamos atentos a qualquer diferenças em seus corpos e achamos estranho quando surgem aqueles calos nos cotovelos, calcanhares, lateral das pernas, joelhos, partes do peito e da bacia.

Mas não precisa se assustar essa falha de pelos em cães depois de uma certa idade é bem comum. Arrumar uma cama acolchoada ou um tapete que tenha espuma de borracha para que o cão durma em uma superfície macia, já é um bom começo para evitar calos.

Não esqueça de levar seu cachorro com frequência ao veterinário, assim ele já verifica se realmente um calo. Não existe uma forma para regredir o problema, mas sim de prevenir e evitar que se agrave.

Passar antisséptico nos locais afetados, sempre diluído em água, pode ajudar a hidratar e a eliminar as infecções.

Cuidados...

Os calos dificultam a movimentação e podem causar piodermite (inflamação dos calos), fibrose, higroma – excesso de líquido nas articulações –, flegmão – inflamação dos calos formando um inchaço grande –, bicheiras e bernes.

Caso apareçam os calos ou você perceba qualquer alteração na aparência deles, consulte rapidamente um veterinário para tratar as complicações da forma correta.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!