Brasil é o país em que pais mais tentam influenciar o gosto musical dos filhos

11 de julho de 2019, 11h24, por Vanessa Vezenfati
Divulgação

A melhor época para os pais influenciarem o gosto musical de seus filhos é antes dos 10 anos, de acordo com uma pesquisa feita pelo serviço de streaming.

O estudo da plataforma também comprova o que já suspeitávamos: a grande maioria dos pais deseja influenciar o gosto musical de seus filhos. Sete em cada dez entrevistados (72%) tentam fazer seus filhos curtirem suas músicas favoritas, enquanto 89% dos pais pesquisados acreditam que é importante ampliar os horizontes musicais dos pequenos. Quase um terço dos entrevistados (28%) colocou seus filhos para ouvir músicas que consideram culturalmente importantes.

Segundo o Dr. Egermann isso pode ser benéfico para as crianças, já que a exposição a uma variedade maior de músicas está ligada, por meio de estudos acadêmicos anteriores, a resultados sociais positivos e maior aceitação à diversidade na vida adulta.

Brasil neles

Os pesquisadores também descobriram a porcentagem de pais em cada país incentivando seus filhos a gostar da mesma música que eles. O Brasil é o campeão, com 85%. Na sequência vêm Estados Unidos (75%), Reino Unido (72%), França (68%) e Alemanha (59%).

Estratégias e resultados

Enquanto quase a metade dos pais (47%) prefere colocar para seus filhos músicas que remetam à sua própria infância, a maioria dos homens (75%) querem que seus filhos apreciem mais a "sua" música do que as mulheres (70%). Mas tentar demais parece não ser o caminho: a pesquisa revelou que ao compartilhar uma música com os filhos as mães (41%) relataram que tiveram melhores respostas que os pais (25%).

Em todo o mundo os pais usam uma variedade de táticas para influenciar o gosto musical de seus filhos. Isso inclui tocar músicas no carro "porque elas não podem escapar" ou dançar para deixar as faixas mais divertidas. Além disso, 56% levaram seus filhos a um evento de música ao vivo, como um concerto, show ou festival, com 16% considerando a ocasião perfeita para ajudar seus filhos a descobrir novas músicas.

Em média, o pop foi o gênero mais fácil para crianças (94% de reação positiva), com reações positivas a outros gêneros musicais, incluindo dance (91%), hip hop (91%) e rock (88%). A pesquisa mostra que os pais observaram reações diversas enquanto as crianças ouviam seu gênero favorito de música.

Fonte: GQ/Globo.com

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!