artistas

Artistas que fizeram a história do rock, parte I

10 de julho de 2012, 17h13, por Amanda Ramalho

O dia do rock está chegando, na próxima sexta-feira, 13 de julho, e para celebrar a semana do hit você irá conferir aqui no site Kboing, um especial com alguns dos artistas que deixaram o nome registrado no legado musical. Hoje você confere a história de John Lennon, Jimi Hendrix e Bill Haley.

John Lennon (The Beatles)

John Winston Lennon nasceu em 9 de outubro de 1940 e foi o fundador do The Beatles, um dos maiores fenômenos da música popular. Em apenas oito anos o grupo mudou a 'cara' do rock and roll, criando uma linguagem musical única e influenciando profundamente o comportamento dos jovens de sua época. O pai de Lennon trabalhava em um navio e passava muito tempo for a de casa. Sua mãe não tendo condições de iaiá-lo, o entregou a sua irmã e ao cunhado George Smith.

Lennon começou cantando no coral da igreja. Em 1955, montou a banda The Quarry Men e dois anos depois convidou Paul McCartney a fazer parte do grupo. No ano de 1962 ele se casou com Cynthia Powell e com ela permaneceu até 1969 quando se uniu a Yoko Ono, uma mulher misteriosa e que, segundo muitos, foi a responsável pelo fim do grupo.

Em carreira solo, John Lennon lançou "Plastic Ono Band" (1970), "Imagine" (1971), "Mind Games" (1973), "Walls and Bridges" (1974), "Rock 'N' Roll" e "Shaved Fish" (1975). Após um tempo para se dedicar a família, Lennon voltou em 1980 com "Double Fantasy", seu último disco. Lennon foi assassinado no dia 8 de dezembro de 1980, em Nova Iorque, com cinco tiros, por um "fã", chamado Mark Chapman, que horas antes havia pedido seu autógrafo.

Jimi Hendrix (The Jimi Hendrix Experience)

Ele morreu precocemente. Sua carreira durou apenas cinco anos, mas seu legado perdura até os dias atuais. Johnny Allen Hendrix, o Jimi Hendrix nasceu no dia 27 de novembro de 1942, em Seattle.

Autodidata, segundo as histórias, Jimi não lia partituras: ouvia e aprendia. Em 1958 formou sua primeira banda, "The Velvetones", que durou poucos meses. No verão do próximo ano com a sua primeira guitarra elétrica começou a tocar com "The Rocking Kings". Nos anos 61 e 62, período em que esteve alistado na aeronáutica até ser afastado devido a um ferimento num salto de pára-quedas forma "The King Casuals" com o baixista Billy Cox.

Hendrix foi descoberto por Chas Chandler, baixista do famoso grupo de rock britânico The Animals, enquanto tocava no Cafe Wha?. Chandler o levou para a Inglaterra apresentando-o a um produtor musical que ajudou Jimi a formar uma nova banda, The Jimi Hendrix Experience, com o baixista Noel Redding e o percussionista Mitch Mitchell.

A partir daí Hendrix conquistou diversos dos mais prestigiosos prêmios concedidos a artistas de rock durante sua vida, e recebeu diversos outros postumamente, incluindo sua confirmação no Hall da Fama do Rock and Roll americanos, em 1992, e no Hall da Fama da Música do Reino Unido, em 2005.

Jimi Hendrix foi encontrado morto afogado no próprio vômito causado pelo consumo excessivo de nove comprimidos que a namorada Monika Dannemann usava para dormir.

Bill Haley

Conhecido por muitos como o músico que popularizou o rock and roll nos anos 50, Willian John Clifton Haley Jr. ou o famoso Bill Haley, nasceu em 6 de julho de 1925. Bill Haley & His Comets e a canção "Rock Around the Clock" são lembradas até hoje como ícones do ritmo.

Em 1946, Bill formou seu primeiro grupo, Down Homers uma banda country. Tempos depois, em carreira solo, ele ainda insistia no hit country até que em 1951 com um novo grupo The Saddlemen, os integrantes decidiram arriscar um outro estilo. Com versões de "Rocket 88" e "Rock this Joint" de Jackie Brenston & Delta Cats.

A mudança foi bem recebida e no ano de 1952 o Saddlemen passou a se chamar Bill Haley & His Comets e a composição de "Crazy Man Crazy" tornou-se o primeiro rock a entrar nas paradas de sucesso americana.

Outra versão que alcançou milhares de fãs foi "Shake, Rattle and Roll" de Big Joe Turner. Também foi através da banda de Haley que a música "Rock and Roll" foi considerada como um movimento underground. Quando o single "Rock Around the Clock" integrou a trilha do filme BlackBoard Jungle, deu início uma revolução musical que abriu as portas para talentos como Elvis Presley.

Os anos 50 também foram vindouros para Haley lançou "See You Later Alligator", e estrelou o primeiro musical cinematográfico de rock and roll. Suas últimas apresentações foram na África em 1980. Em 1987 ele foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll. Haley faleceu aos 56 anos em sua casa no Harlingen, no Texas em 9 de fevereiro de 1981 de causas naturais.

Comentários