Alerta contra o assédio às mulheres é marcado como o "Dia da Minissaia" no Rio

05 de março de 2015, 10h21, por Amanda Ramalho

Símbolo da liberdade para as mulheres há mais de 50 anos, a minissaia continua com tudo. No próximo domingo, 8, Dia Internacional da Mulher, um grupo irá comemorar o "Dia Internacional da Minissaia" no Posto 4 da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O intuito é levar homens e mulheres a ir à praia com minissaias para defender o direito de mulheres usarem as roupas que quiserem sem ser assediadas por isso.

A data fictícia foi criada pelas jornalistas Renata Rodrigues e Débora Thomé, as idealizadoras do bloco de carnaval Mulheres Rodadas, que satiriza comportamentos machistas.

Facebook Mulheres Rodadas

Jovens normalistas, colegas da adolescente de 16 anos assediada em um ônibus na última terça-feira (3), na Zona Sul do Rio, também estarão presente, vestindo os seus uniformes, levando cartazes e pedindo respeito.

Ao portal "G1", Débora conta que a ideia do “Dia Internacional da Minissaia” surgiu antes do caso de assédio no ônibus. "Essa triste coincidência evidencia o problema", resume a jornalista.

Uma música, inspirada no "Rap da Felicidade", também fortalecerá o grito de guerra dos manifestantes: "Eu só quero é ser feliz, andar tranquilamente com a roupa que escolhi. E poder me assegurar: de burca ou de shortinho, todos vão me respeitar".

A funkeira Valesca Popozuda também apoia o movimento. Mesmo sem estar presente (já que tem show agendado) ela gravou um vídeo convidando as mulheres para o movimento.