A vida imita a arte? Estudo pretende auxiliar a polícia na prevenção de crimes

08 de agosto de 2015, 14h00, por Alexandre Murari
Divulgação

Assim como Phillip K. Dick nos apresentou seres possíveis de prever o futuro e antecipar crimes no conto Minority Report, escrito em 1956 e adaptado para os cinemas em 2002, por Steven Spielperg, a tecnologia atual pretende, por meio de interpretação de dados obtidos por tablets e smartphones, ajudar a polícia antecipar em até 70% alguns possíveis crimes a ser realizados.

Segundo o relatório "A Survey of Results On Mobile Phone Datasets Analysis" da EPJ Data Science, a ideia é analisar dados como número de habitantes, idade, sexo etc. Assim, traçar um paralelo com outras áreas que carregam as mesmas características e perceber se o local pode se tornar um possível cenário de crime. Fora o monitoramento desses fatos, o estudo também visa analisar o nível de estresse de cada usuário, podendo, então, atuar na área de medicina preventiva.

DivulgaçãoEm "Minority Report", Tom Cruise interpreta um policial que antecipa o crime e prende o culpado antes mesmo dele concluir o ato. Isso levanta uma questão: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou sua prisão nunca aconteceu?

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!