A girafa emite algum som?

19 de setembro de 2015, 11h10, por Marayná Freitas
Divulgação

Sim! Assim como a maioria dos animais, as girafas também emitem sons. Pouca gente sabe disso, mas elas têm um tipo de som para cada emoção.

Por exemplo, quando elas se vêem em uma situação de susto ou durante a fuga de predadores, o som emitido por elas é parecido com um assobio. Já quando estão se acasalando, o normal é mugir igual a um bezerro; quando um filhote sente medo, eles também emitem um som, porém é bem baixinho, mas agudo; ao contrário dos gatos, as girafas ronronam quando sentem o perigo por perto, e não quando estão felizes; e os machos emitem uma tosse rouca quando estão lutando.

Embora haja vários tipos de sons emitidos por essa espécie, geralmente as girafas são animais bastante silenciosos. Inclusive acreditava-se que elas fossem mudas, já que esses sons são muito baixinhos. Para aquelas que vivem em cativeiros, é raro que elas emitam algum som, mas quando isso acontece é ainda mais baixo, visto que as posições hierárquicas são mais definidas, com poucas disputas entre eles. Mas tudo tem uma explicação: isso acontece porque a traqueia de uma girafa é mais estreita que a dos outros animais para reduzir a quantidade de ar parado no pescoço enorme - se houvesse muito, a respiração do animal seria dificultada. Elas também possuem meios silenciosos de comunicação: os machos, por exemplo, erguem a cabeça para se impor sobre outro, enquanto as fêmeas batem a cauda nos flancos quando pressentem perigo.

Fonte: Revista Mundo Estranho, Science World British Columbia

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!