A Internet ameaça a ‘vida’ das rádios convencionais?

04 de março de 2009, 13h57, por Da redação, por Tatiana Pires

Em meados dos anos 50 do século passado, com o surgimento da TV, houve o receio do desaparecimento das rádios. Passado pouco mais de 50 décadas, as rádios convencionais enfrentam outra ameaça: as rádios online.

As primeiras rádios na Internet não se diferenciavam das convencionais. A novidade diz respeito ao crescimento de outros formatos e serviços, como sites que permitem download de músicas e permite ao usuário criar sua própria playlist (seleção musical ao gosto de cada um).

Radialista há 40 anos, Roberto Toledo não acredita que a rádio convencional irá desaparecer. “De maneira nenhuma as pessoas deixarão de escutar o rádio, porque seu formato é diferente, além da música o rádio oferece entretenimento, informação e com a participação do ouvinte. A rádio online vem para fortalecer que o rádio é o maior veículo de comunicação de todos os tempos”, enfatiza.

Toledo é responsável pela implantação de duas rádios online em São José do Rio Preto (SP), cidade onde reside. “A Rede 1 da Unorp (Universidade do Norte Paulista) e a Rádio da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) tem o dedo da gente lá, eu ajudei na criação e no desenvolvimento dessas rádios”, conta.

Para o estudante de Publicidade e Propaganda, Leandro Gasparetti, quando o assunto é música, o estilo sertanejo é o preferido e a praticidade das rádios via Internet faz com que ele as utilize mais, mas sem deixar de lado as rádios convencionais. “Costumo ouvir muita música, ouço programas de rádio tanto nas convencionais como na net, mas eu prefiro a net porque é mais prático, já que eu fico o dia todo na frente do computador tanto para trabalhar como para estudar, fazer trabalhos”.

Dezenas de sites especializados disponibilizam músicas que atendem todos os gostos. Os serviços vão desde permissão de ouvir os hits a downloads. As ferramentas oferecidas simplificam o trabalho de rastrear e baixar as músicas e também dão acesso a um vasto acervo, a maioria gratuitamente.

Engana-se quem pensa que esses serviços são usados apenas por jovens e crianças. A Internet atinge todas as faixas etárias, basta ter vontade e disponibilidade para acessar a rede. “Sempre usei computador no trabalho, mas apenas programas de faturamento, não sabia nada de Internet, hoje eu fuço em tudo e enquanto estou navegando, uma ‘musiquinha’ sempre acompanha. Ouvir música no computador já se tornou um hábito, mesmo quando não estou usando, ao invés de ligar o rádio, ligo o computador”, comenta a escriturária Eliana dos Santos, de 48 anos.

À medida que a Internet alcança a todos, ela traz também uma preocupação por parte dos cantores, o fácil acesso às músicas pode ser prejudicial na comercialização da indústria fonográfica. Na opinião do cantor Frederico, da dupla João Neto & Frederico, a Internet tem seus prós e contras. “O lado positivo é que no início da carreira o público tem conhecimento do nosso trabalho, depois ela continua sendo importante para a divulgação dos novos trabalhos, mas ao mesmo tempo a música para a ser descartável, e isso é negativo”, disse.

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