“Segurança Nacional” estreia neste final de semana

07 de maio de 2010, 08h30, por Da redação, por Tatiana Pires

SEGURANÇA NACIONAL
O ano é 2004. Entra em vigor no Brasil a Lei do Abate que, em um de seus artigos, diz que aeronaves não autorizadas consideradas hostis - sobrevoando o território nacional - podem ser destruídas sob autorização do Presidente da República ou por uma autoridade delegada por ele. A lei é um grande passo contra o tráfico de drogas internacional e fortalece o projeto Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia), elaborado pelas Forças Armadas com a finalidade de monitorar o espaço aéreo da Amazônia. Em represália, o narcotráfico coloca a segurança do país em risco, sequestrando senadores para intimidar o governo. Mas o Brasil nunca negociou com terroristas e não será esta a primeira vez. Para impedir a ação inimiga, a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) coloca seu melhor homem à frente das operações, o agente Marcos Rocha (Thiago Lacerda). Com apoio do agente Daniel (Aílton Graça), Rocha inicia sua caça unindo informações de espiões infiltrados no narcotráfico e dados sigilosos. Ele descobre que Hector Gasca (Joaquin Cosio) planeja atacar o quartel general do Sivam e explodir artefatos nucleares em importantes regiões do país. Marcos leva a informação para dra. Gloria (Ângela Vieira), diretora da Abin e diretamente ligada ao Presidente da República Ernesto Dantas (Milton Gonçalves). Cabe a ele a decisão de como o país irá agir para salvar a vida de milhares de cidadãos. Numa corrida contra o tempo, às vezes contras as regras nacionais, Rocha comandará equipes que rastrearão os movimentos do inimigo e tentarão abater aeronaves de criminosos com caça-aviões. Traições serão descobertas e um grande amor pode ser o ponto vulnerável deste destemido agente na luta contra o narcotráfico.
Gênero: Ação
Duração: 120 min.
Diretor: Roberto Carminati
Elenco: Ângela Vieira, Milton Gonçalves, Marcio Rosario, Gracindo Júnior, Sonia Lima, Thiago Lacerda, Viviane Victoretti, Ailton Graça.
Distribuidora: Europa Filmes
Classificação: 10 anos

A HORA DO PESADELO
Nancy (Rooney Mara), Kris (Katie Cassidy), Quentin (Kyle Galner), Jesse (Thomas Dekker) e Dean (Kellan Lutz) moram na Rua Elm. Eles começaram a ter o mesmo sonho à noite, com o mesmo homem, que usa um suéter esfarrapado, listrado de vermelho e verde, um chapéu de feltro gasto cobrindo parte de um rosto desfigurado e uma luva de jardinagem com lâminas no lugar de dedos: Freddy Krueger (Jack Earle Haley). Ele aterroriza um a um, entre as paredes sinuosas de seus sonhos, onde é ele quem dita as regras e a única saída é acordar. Quando um deles sofre uma morte violenta, eles logo se dão conta de que o que acontece em seus sonhos se concretiza na realidade e, se quiserem se manter vivos, terão de permanecer acordados.
Gênero: Terror
Duração: 95 min.
Diretor: Samuel Bayer
Elenco: Jackie Earle Haley, Rooney Mara, Kyle Gallner, Katie Cassidy, Thomas Dekker, Kellan Lutz, Clancy Brown, Connie Britton.
Distribuidora: Warner Bros.
Classificação: 16 anos

O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR. PARNASSUS
Dr. Parnassus (Christopher Plummer) é um imortal contador de histórias que viaja pelo mundo com seus companheiros, em uma espécie de teatro itinerante, e sofre pelo fato do mundo não precisar mais de seus contos. Abençoado com o extraordinário dom de guiar a imaginação dos outros, o Doutor Parnassus é amaldiçoado com um sinistro segredo. Jogador inveterado há milhares de anos, ele fez uma aposta com o diabo, o Sr. Nick (Tom Waits), em troca da imortalidade. Séculos depois, ao conhecer o seu verdadeiro amor, o Dr. Parnassus faz outra aposta com o diabo, na qual ele trocaria a imortalidade pela juventude, desde que, ao atingir 16 anos, sua filha Valentina (Lily Cole) se tornasse propriedade do Sr. Nick. A jovem está prestes a completar 16 anos e o Dr. Parnassus fica desesperado para protegê-la do seu destino iminente. O Sr. Nick chega para cobrar a dívida, mas, como não pode deixar passar uma boa aposta, resolve renegociar o prêmio. Agora, o destino de Valentina será decidido por aquele que seduzir as cinco primeiras almas. Seguido por uma série de personagens loucas, cômicas e fascinantes, o Dr. Parnassus promete a mão da sua filha àquele que o ajudar a ganhar a aposta. Nesta luta cativante, explosiva e maravilhosamente imaginativa contra o tempo para salvar a sua filha o Dr. Parnassus deve enfrentar uma série de infinitos obstáculos surrealistas e desfazer, uma vez por todas, os erros que cometeu no passado.
Gênero: Fantasia
Duração: 122 min.
Diretor: Terry Gilliam
Elenco: Johnny Depp, Heath Ledger, Jude Law, Colin Farrell, Christopher Plummer, Verne Troyer, Tom Waits, Lily Cole.
Distribuidora: Sony Pictures
Classificação: 14 anos

O INFERNO DE HENRI-GEORGES CLOUZOT
Em 1964, o cineasta francês Henri-Georges Clouzot, autor de grandes clássicos como Corvo e As Diabólicas, começa a filmar Inferno, um projeto original e enigmático de grande orçamento que revela o drama delirante sobre as alucinações de um gerente de hotel na Provença, enlouquecido de ciúmes pela esposa. Estrelando Romy Schneider e Serge Reggiani, o filme era destinado a ser um grande evento em seu lançamento. Porém, após três semanas de filmagens delirantes, o projeto foi interrompido e as imagens já feitas permaneceram inéditas por mais de 40 anos. Os diretores Serge Bromberg e Ruxandra Medrea recuperaram essas imagens e contam a história desse filme interrompido, uma magnífica tragédia à frente e por trás das câmeras.
Gênero: Documentário
Duração: 94 min.
Diretor: Serge Bromberg, Ruxandra Medrea
Elenco: Depoimentos de: Bérenice Béjo, Jacques Gamblin, Romy Schneider, Serge Reggiani.
Distribuidora: Imovision
Classificação: -

LUZES NA ESCURIDÃO
Koistinen (Janne Hyytiäinen) é um homem que procura um caminho diferente, após ver suas modestas esperanças dentro da sociedade serem esmagadas pouco a pouco. Para piorar, criminosos aproveitam da sua condição de guarda-noturno para aplicarem um assalto, deixando o protagonista como o principal suspeito. Ele, assim, acaba sendo privado de seu trabalho, de sua liberdade e de seus sonhos.
Gênero: Drama
Duração: 78 min.
Diretor: Aki Kaurismäki
Elenco: Janne Hyytiäinen, Maria Heiskanen, Maria Järvenhelmi, Ilkka Koivula, Sergei Doudko, Andrei Gennadiev.
Distribuidora: Pandora
Classificação: 14 anos

VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO
A história de José Renato (Irandhir Santos), geólogo, 35 anos, enviado para realizar uma pesquisa de campo durante a qual terá de atravessar todo o Sertão, região semi-desértica, isolada, situada no Nordeste do Brasil. O objetivo de sua pesquisa é avaliar o possível percurso de um canal que será construído a partir do desvio das águas do único rio caudaloso da região. No decorrer da viagem, damos conta que há algo de comum entre José Renato e os lugares por onde ele passa: o vazio, uma certa sensação de abandono, de isolamento. O desolamento da paisagem parece ecoar em José Renato e a viagem vai ficando cada vez mais difícil.
Gênero: Drama
Duração: 75 min.
Diretor: Marcelo Gomes, Karim Aïnouz
Elenco: Irandhir Santos como José Renato
Produção: Daniela Capelato
Distribuidora: Espaço Filmes
Classificação: 14 anos

MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL
Bob Ho (Jackie Chan) trabalha como babá dos filhos do vizinho. Quando um dos garotos, acidentalmente, faz download de um arquivo confidencial, ele precisa lutar contra uma unidade secreta de agentes.
Gênero: Comédia
Duração: 94 min.
Diretor: Brian Levant
Elenco: Jackie Chan, Lucas Till, Amber Valletta, Billy Ray Cyrus, George Lopez, Magnús Scheving, Madeline Carroll, Katherine Boecher, Jeff Chase, David Mattey, Will Shadley, Mia Stallard, Troy Brenna, Alina Foley, Mark Kubr.
Distribuidora: Imagem Filmes
Classificação: 10 anos

QUERIDO JOHN
John Tyree (Channing Tatum) é um jovem soldado que foi para casa durante uma licença da guerra e acaba se apaixonando por Savannah Curtis (Amanda Seyfried), universitária idealista. Durante os próximos sete tumultuosos anos, o casal é separado pelas missões cada vez mais perigosas de John. Apesar de se encontrarem apenas esporadicamente, eles mantêm o contato por meio de cartas de amor. Essa correspondência acaba por provocar uma situação com consequências nefastas.
Gênero: Drama
Duração: 105 min.
Diretor: Lasse Hallström
Elenco: Channing Tatum, Amanda Seyfried, Richard Jenkins, Henry Thomas, D. J. Cotrona, Cullen Moss, Gavin McCulley, Jose Lucena Jr., Keith Robinson, Scott Porter, Leslea Fisher.
Distribuidora: Sony Pictures
Classificação: 12 anos