Quando eu digo que deixei de te amar
É porque eu te amo
Quando eu digo que não quero mais você
É porque eu te quero

Eu tenho medo de te dar o meu coração
E confessar que estou em suas mãos,
Mas não posso imaginar o que vai ser de mim
Se eu te perder um dia

Eu me afasto e me defendo de você
Mas depois me entrego
Faço tipo, falo coisas que eu não sou
Mas depois eu nego

Mas a verdade é que eu sou louco por você
E tenho medo de pensar em te perder
Eu preciso aceitar que não dá mais
Pra separar as nossas vidas

E nessa loucura, de dizer que não te quero
Vou negando as aparências
Disfarçando as evidências
Mas pra que viver fingindo
Se eu não posso enganar meu coração
Eu sei que te amo

Chega de mentiras, de negar o meu desejo
Eu te quero mais que tudo
Eu preciso do seu beijo
Eu entrego a minha vida
Pra você fazer o que quiser de mim
Só quero ouvir você dizer que sim

Diz que é verdade, que tem saudade
Que ainda você pensa muito em mim
Diz que é verdade, que tem saudade
Que ainda você quer viver pra mim


compositores: JOSE AUGUSTO COUGIL, PAULO SERGIO KOSTENBADER VALLE

Curiosidades da música

  • "Evidências" é muito mais do que uma música; ela é considerada por muitos como o "segundo Hino Nacional Brasileiro". Lançada em 1990 no álbum Cowboy do Asfalto, a canção atravessou gerações e se tornou um fenômeno sociológico no Brasil.
  • Embora pareça impossível hoje, a música foi inicialmente rejeitada. Seus compositores, José Augusto e Paulo Sérgio Valle, a apresentaram para uma gravadora que a considerou "muito ruim" e decidiu não investir nela. Antes de Chitãozinho & Xororó, ela foi gravada por Leonardo Sullivan em 1989, mas passou quase despercebida.
  • José Augusto enviou uma fita cassete com 10 músicas para Chitãozinho & Xororó. "Evidências" era a primeira faixa da fita. Xororó conta que, ao ouvirem, ficaram impactados imediatamente pela força da letra e da melodia, decidindo gravá-la na hora.
  • De acordo com dados da KWC Brasil (organizadora do Campeonato Mundial de Karaokê), "Evidências" é a música mais cantada nos karaokês do país. Estima-se que ela seja tocada, em média, mais de 5 vezes por noite em cada estabelecimento do gênero no Brasil.
  • A música não é famosa apenas em português. Ela possui versões em Espanhol: Gravada por nomes como Ana Gabriel ("Evidencias") e Lucero, Francês, Italiano e Japonês: Existem regravações e adaptações que mostram a universalidade da melodia.
  • Em 2023, durante o festival The Town em São Paulo, o tecladista do cantor americano Bruno Mars tocou a melodia de "Evidências", levando o público ao delírio e provando que até astros internacionais reconhecem sua importância cultural.
  • O icônico solo de guitarra que abre a música foi um improviso de José Eduardo "Faísca", um dos guitarristas mais respeitados do Brasil. Ele misturou influências de rock e música melódica, criando um arranjo que era totalmente diferente do que se fazia no sertanejo da época.
  • A força da música é tão grande que ela inspirou o filme "Evidências do Amor" (2024), protagonizado por Fábio Porchat e Sandy (filha de Xororó). Na trama, a música funciona como um gatilho que transporta o protagonista para memórias de seu relacionamento passado toda vez que ele a ouve.
  • A música quase não teve aquele final famoso. José Augusto teve que insistir para adicionar os versos "Diz que é verdade, que tem saudade..." porque sentia que faltava uma conclusão emocional.
  • Você sabia que até o cantor de heavy metal João Gordo já declarou que essa é uma das suas músicas favoritas.

O que os fãs querem saber sobre a música

  • Por que Evidências mexe tanto com a gente?
    Especialistas em música explicam que o segredo está na tensão emocional: a letra fala sobre alguém que tenta negar o que sente ("Disfarço as evidências"), mas explode em uma confissão libertadora no refrão ("E nessa loucura de dizer que não te quero..."). Essa estrutura gera uma catarse coletiva sempre que é cantada em grupo.
  • Qual é o segredo do refrão ser tão contagiante?
    A letra começa com uma negação contida e calma, e o refrão explode em uma confissão desesperada. Essa estrutura de "explosão" ("E nessa loucura...") cria uma liberação de dopamina no cérebro de quem canta.
  • A letra é baseada em uma história real?
    Os autores dizem que é uma mistura de experiências pessoais de ambos sobre o medo de se entregar ao amor.
  • O Xororó consegue atingir as notas altas hoje?
    Sim, o cantor é famoso por manter sua técnica vocal impecável e ainda canta a música no tom original.
  • A música tem mensagens subliminares?
    Não. É apenas uma letra sobre a dualidade entre o orgulho e o desejo.
01:25
04:12