Amor ou Ódio – Dia da Sogra

28 de abril de 2009, 15h41, por Da redação, por Tatiana Pires

Motivo de piadas nem sempre engraçadas, as sogras são para muitas pessoas, uma figura indesejada e até mesmo desagradável. No entanto, há aqueles que as amam de verdade. O dia 28 de abril é celebrado o Dia da Sogra.

“Eu gosto muito da minha sogra, porque ela é uma pessoa batalhadora, criou os filhos sozinha sem apoio do marido, que vivia atrás de gandaia e nunca ajudou na evolução dos filhos, nem financeiramente, nem afetivamente. Ela é um exemplo, não guarda rancor de nada, não se intromete nas discussões das filhas e seus maridos, está sempre de bem com a vida, por isso ao contrário do chavão popular eu digo sem medo algum que adoro a minha sogra”, comenta Mateus Pantaleão, advogado, casado há 9 anos.

Mas nem todos pensam da mesma maneira. A enfermeira Cássia Campos prefere ver sua sogra bem longe. “Se eu soubesse que ao me casar com meu marido teria que levar minha sogra de brinde eu teria pensado um milhão de vezes antes. Minha sogra faz o gênero boazinha-controladora e meu marido não percebe o jogo dela. Tudo o que eu falo é implicância minha, já briguei muito, agora estou tentando ignorar para ver se consigo viver em paz”, disse Cássia que é casada há 17 anos.

A psicóloga Alice Gaspar Nunes ressalta a importância de conservar a harmonia familiar. “O bom relacionamento nora, sogra e filho-marido, ou, genro, sogra e filha-esposa, é muito importante, pois tanto o marido quanto a mulher ficam em uma situação delicada quando seu cônjuge não se entende com sua mãe. Brigas entre sogra-nora ou sogra-genro criam uma situação delicada para todos. O melhor é manter um ambiente familiar agradável”, enfatiza.