Você sabe porque se sente com mal-estar após comer muito doce?

21 de maio de 2015, 10h52, por Amanda Ramalho
Divulgação

Comer é sempre muito bom. Se empanturrar com centenas de doces é ainda melhor! Entretanto, depois de ingerir tantos alimentos surge aquele mal-estar, não é mesmo? Mas pode ficar tranquilo que a culpa não é da sua consciência pesada.

De acordo com o gastroenterologista Ricardo Barbuti, da Federação Brasileira de Gastroenterologia, entrevistado pelo pessoal da Superinteressante, após comer muito doces sentimos enjoo devido as altas taxas de gorduras usadas para preparar esse tipo de comida. Grande parte dessas doses extras podem ser encontradas na manteiga e no creme de leite, por exemplo, e isso retarda o esvaziamento do estômago, provocando a sensação de mal-estar que associamos ao enjoo.

Os alimentos salgados costumam ter uma concentração mais baixa de gorduras e normalmente consumidos em menores quantidades, por isso a sensação é diferente.

Barbuti também explicou que uma boa parcela da população, ao ser intolerante à lactose — um tipo de açúcar presente no leite —, também acaba sentindo mal-estar depois de comer doces ricos em leite e seus derivados. Além disso, o consumo exagerado de carboidratos pode ser mais um fator responsável pela indisposição, já que eles estão associados ao aumento de gases e podem provocar diarreia.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!