Uso de smartphones pode causar rugas no pescoço

14 de janeiro de 2015, 16h37, por Amanda Ramalho
Divulgação

Não é de hoje, que algumas matérias relatam que smartphones e tablets, em seu uso excessivo, podem ser nocivos a saúde. Lesões nas mãos, noites mal dormidas e prejuízos no desenvolvimento saudável de crianças são alguns dos males.

Porém, especialistas alertam que as pessoas que costumam tirar o celular do bolso com muita frequência podem gerar rugas no pescoço. Apelidada de “tech-neck” [“tech” (tecnologia) e “neck” (pescoço)], esse mal geralmente acomete pessoas que possuem entre 18 e 39 anos, e costumam olhar para seus aparelhos pelo menos 150 vezes ao dia.

O problema está exatamente no movimento de inclinar a cabeça para baixo, algo que pode estar causando o envelhecimento precoce e favorecendo o aparecimento de rugas na região do pescoço, queixo e parte inferior do rosto (inclusive bochechas). Esse movimento acelera o impacto da gravidade e a perda natural da elasticidade da pele.

"Os problemas de rugas e flacidez nas bochechas e no pescoço costumavam aparecer na meia-idade, mas nos últimos 10 anos, por causa do tech-neck, tornou-se algo presente na vida de uma geração de mulheres jovens”, disse o Doutor Christopher, consultor na London Clinic.

Mas tudo nessa vida tem solução. Já está sendo desenvolvidos cremes para tratar especialmente da "tech-neck". Esses produtos trazem moléculas que ajudam a promover a elasticidade da pele, prevenindo o aparecimento e formação de rugas nessa região.

Fonte: TecMundo