Tinder para vacas é a tendência para criadores pecuários

12 de janeiro de 2015, 10h08, por Amanda Ramalho

Com o intuito de melhorar o perfil genético dos rebanhos do país, um site chamado "Trouver le Bontaraeau" ("Encontre o macho certo", em francês) está auxiliando fazendeiros da França a encontrar os melhores parceiros para suas vacas se reproduzirem.

Divulgação

A ideia do "Tinder para bovinos" surgiu após um congresso de associações de criadores pecuários franceses. Para apurar os rebanhos e tornar as carnes e os leites mais "lucrativos, eficientes e adaptados ao mercado".

Funciona assim: o dono da vaca cadastra seu animal no site e define os atributos que ele procura no boi. Os machos estão listados por idade e raça, além de uma lista de características particulares.

Entre as características dos bois, está "filhotes potencial excepcional de produzir leite", "boa abertura pélvica" ou "geração de bezerros conhecidos pela superioridade da ossatura".

Assim que o boi é escolhido, seu criador envia uma amostra do sêmen do macho por correio, para inseminação artificial da vaca.

Para "exportar o know-how genético francês para vacas do mundo todo", de acordo com os administradores, devem ser lançadas nos próximos meses versões do site em inglês, espanhol, italiano e chinês.