Tico Santa Cruz: "se você se importa com a questão do Racismo faça mais do que uma foto"

29 de abril de 2014, 15h36, por Amanda Ramalho

No último domingo, 27, durante um jogo do Barcelona, um torcedor  atirou uma banana para o lateral brasileiro, Daniel Alves, que ao invés de ignorar, comeu a fruta esnobando o 'adversário'.

Divulgação

O gesto repercutiu de tal forma, que vários artistas postaram fotos com uma banana na mão e hastag "#SomosTODOSmacacos" apoiando o jogador.

A questão levantou diversas polêmicas por só agora as celebridades se manifestarem e vários memes com dizeres do tipo "Posta #SomosTODOSmacacos, mas não dá nem "bom dia" pro porteiro escurinho!" começaram a circular pela internet.

Facebook Oficial

Tico Santa Cruz, vocalista do Detounautas, também se manifestou sobre assunto e o seu texto, até o fechamento desta matéria, já tinha mais de 20 mil curtidas. Confira na íntegra:

"De certa forma, pouco importa se foi o Neymar ou se foi uma agência de publicidade que criou essa campanha #SomosTODOSmacacos - é uma campanha contra o Racismo, contra o preconceito, contra a discriminação.

Embora acredite eu que os Macacos não gostariam de ser representados por nós.
Ainda não estou entendendo qual é o problema em disseminar uma atitude de repúdio a ações que imprimem mundialmente o crescimento desse comportamento idiota.

As celebridades adotaram, então isso tira a legitimidade da questão? Soa ridículo nas redes sociais a adesão de figuras públicas as causas importantes - sejam elas quais forem?
OK. Me parece mais ridículo é notar a omissão dos artistas em causas importantes. O que é muito comum no Brasil.

Então por que não aproveitar esse tipo de mobilização para colocar em Pauta a questão do RACISMO?

O Brasil é um país extremamente Racista, mas o Racismo aqui está aquém da questão da cor, está diretamente ligada com a questão das classes sociais. Um negro pobre sofre MUITO preconceito, nas ruas, nas escolas, nas universidades... Um Negro rico também sofre preconceito, mas por ser RICO fica menos evidente e é menos exposto.

E se você realmente se importa com a questão do Racismo no Brasil e no mundo, do preconceito contra os negros, faça mais do que uma foto com uma banana e uma Tag na internet.

Respeite os negros, a luta dos Negros, as causas que os movimentos negros debatem e entenda os ANOS DE ATRASOS quem foram impostos pela sociedade ao Negros. Para que então possamos saldar essa dívida social que temos pela população negra no Brasil.

Não somos todos Macacos.
Macacos não são hipócritas." 

Horas antes, Tico já havia divulgado outro post sobre as pessoas "com bananas em punho": "Espero que não sejam as mesmas pessoas que cruzam para o outro lado da rua quando veem mais de um negro em sua direção. Nem as que fecham as janelas de seus carros quando crianças negras se aproximam. Espero sinceramente que não sejam aqueles que quando encontram corpos de Negros assassinados em confrontos nas favelas já julgam e condenam "Era traficante - bem feito" mesmo sem saber se de fato eram" (leia o texto na íntegra aqui!)

Ouvir Detonautas   |    Letras de Detonautas