Taylor Swift e Kanye West são eleitos os mais importantes de 2009

22 de dezembro de 2009, 14h10, por Da redação, por Tatiana Pires

Taylor Swift e Kanye West foram eleitos os artistas mais importantes de 2009, pela revista Billboard. Segundo a publicação a cantora country e o rapper foram os nomes de maior destaque do pop, o que rendeu a eles os prêmios de Top Artistas do Ano.

Ouvir Taylor Swift no Kboing        
Ouvir Kanye West no Kboing        

A cantora country e o rapper foram protagonistas de um evento inusitado durante o durante os Video Music Awards da MTV americana, no dia 14 de setembro. Ao receber seu prêmio de melhor vídeo de uma artista feminina por "You Belong With Me", Taylor Swift  teve seu discurso de agradecimento interrompido por Kanye West , que declarou que sua concorrente Beyoncé merecia o prêmio, porque seu vídeo para "Single Ladies" era melhor. A cantora de 19 anos não conseguiu terminar seu agradecimento, mas depois foi chamada ao palco por Beyoncé.

Além do prêmio do VMA, Taylor Swift ganhou neste ano duas categorias dos Academy of Country Music Awards, cinco dos BMI Awards (os prêmios da Broadcast Music Incorporated), cinco dos Country Music Association Awards e cinco American Music Awards.

Já para o rapper Kanye West, a história foi outra. O vexame marcou o início de uma fase ruim para o artista. Após os pedidos de desculpas (dois em seu blog, um no The Jay Leno Show e um telefonema para Taylor Swift), o cantor teve a turnê Fame Kills, que faria com Lady Gaga, cancelada. Considerado um dos nomes mais criativos da música pop atual, o artista precisou desmentir, em outubro, os rumores que circularam pela internet de que teria morrido, isso porque Kanye West deu uma sumida da mídia.

O reencontro do trio de artistas acontecerá no Grammy, para o qual Taylor Swift está indicada em oito categorias e Kayne West em seis, todas por trabalhos feitos com outros artistas. O destaque vem para Beyoncé, que é líder de indicações ao próximo Grammy, com dez.