Saiba alguns cuidados que você deve ter com a barba

04 de julho de 2015, 13h15, por Marayná Freitas
Reprodução/Amanda MadiChris Evans e Jamie Dornan

Fazer a barba é a rotina comum de qualquer homem: tanto os que optam por tirar tudo e deixar o rosto liso, quando àqueles que desejam apenas 'aparar os pelos'. O importante é que ela seja bem cuidada.

Está se tornando cada vez mais comum os homens optarem por deixar a barba crescer, o que implica mais cuidados e exige um pouco mais de tempo para cuidar delas, até porque, sem os cuidados necessários a barba pode deixar a pele oleosa e favorecer o aparecimento de espinhas. Ninguém quer sair na rua assim, né?

Então, saiba alguns cuidados que você deve ter com a barba:

Higiene diária

A barba, assim como o cabelo, acumula sujeira ao longo do dia, o que necessita da higiene diária, principalmente porque entra em contato direto com bebidas e alimentos. Por isso, lave o rosto duas vezes ao dia e após as refeições com um sabonete neutro, que causa menos irritações. Para deixar a barba macia, utilize condicionador ou cremes específicos para o rosto.

Cor

Evite o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro. Esses são os principais fatores para mudar a coloração de sua barba e deixá-la amarelada, o que não traz beleza alguma e, muitas vezes, deixam as pessoas enojadas. Mas se você já está começando a ficar com a barba branca naturalmente e não quer que isso aconteça, pode optar por tinturas ou shampoos que evitam o amarelamento.

Evite a oleosidade

Conforme dito anteriormente, as barbas maiores tendem a deixar a pele mais oleosa e facilita o aparecimento de espinhas. Por isso, lavá-la ao menos duas vezes por dia com sabonete neutro é o ideal.

A tesoura é sua melhor amiga

O corte e manutenção da barba deverá ser feito no máximo a cada dois meses, afim de tirar as pontas duplas e deixar o formato mais uniforme. Você pode optar pela tesoura ou barbeador elétrico, dependendo de sua habilidade com a manutenção. Opte por cremes de barbear que contenha silicone na fórmula, para diminuir o atrito da lâmina, reduzindo, assim, as irritações. Mas a nossa dica é que você faça a barba em um profissional, porque um passo errado e você pode deixá-la completamente irregular e feia.

Esses são só alguns dos cuidados que você deve tomar! Se achou que vai dar muito trabalho, então pense muito bem antes de deixar a barba crescer.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!