STF libera a publicação de biografias não autorizadas

11 de junho de 2015, 14h09, por Alexandre Murari
Divulgação

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira, 10, liberar a publicação de biografias sem autorização do biografado ou família responsável. Através da sessão que julgou a ação movida em 2012 pela Associação Nacional dos Editores de Livros - a ANEL - ficou decido que livros e cinebiografias podem ser produzidas, editadas e distribuídas em todo o território nacional.

Na época em que a Anel entrou com a ação, ela se baseou nos artigos 20 e 21 do Código Civil (em vigor desde 2002), no qual apresenta cláusulas que impedem conteúdo que atinja "a honra, a boa fama ou a respeitabilidade" da pessoa biografada. Contudo, na sessão de ontem, os ministros decidiram em comum acordo que estes artigos violam a liberdade de expressão.

A ata da plenária será divulgada até a próxima segunda-feira, 15, no Diário de Justiça da União. No entanto, a nova lei cabe apenas para os casos futuros e dos que já estão em andamento. As obras que apresentarem conteúdo difamatório, calunioso ou de injuria poderão gerar punições aos escritores responsáveis.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!