Rock: conheça um pouco da história

13 de julho de 2013, 09h03, por Amanda Ramalho


O Dia Mundial do Rock, é comemorado desde 1985, no dia 13 de julho! A foi estipulada pela ONU devido ao evento para combater a fome na Etiópia, o "Live Aid", que aconteceu na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) sendo transmitido para todo o mundo.

Mas o hit 'nasceu' mesmo em meados dos anos 50 sob influências do blues, uma pitada de country, um pouquinho do R & B, entre outras influências como o folk, o jazz e, claro a música clássica.

A partir da necessidade dos cantores em se fazer ouvir nos lugares em que tocavam, já que os sons dos instrumentos elétricos exigiam um canto mais gritado, surgiu a primeira forma do rock - o rock'n'roll - houve também a junção com a música branca, a chamada country and western (música rural dos EUA).

Os mais atingidos pelo rock’n’roll foram os jovens dos Estados Unidos, que se encontravam em meio à guerra da Coréia em 1950. A expressão foi denominada a eles como os rebeldes sem causa. Frente à insatisfação do sistema cultural as pessoas passaram a usar a música, precisamente o rock, como um canal para expor as ideias.

O estilo passou por diversas mudanças e, hoje o que é rock para um, pode não ser para outro e vice-versa.