Rihanna: 24 anos de uma carreira de sucesso

20 de fevereiro de 2012, 13h48, por
DivulgaçãoRihanna completa 24 anos nesta segunda-feira

Rihanna, que celebrou seu aniversário com uma festa na segunda-feira passada, dia 13, completa 24 anos, hoje, dia 20. Nascida na ilha caribenha Barbados, a cantora começou sua carreira profissional aos 16 anos, depois de ter enviado a sua gravação demo para Jay-Z, presidente da gravadora Def Jam. Ela foi a artista mais jovem a assinar um contrato com a empresa.

Dona de hits que a consagraram no mundo pop como "Umbrella", "Don't Stop the Music", "Disturbia" e "Man Down", Rihanna lançou seis álbuns. O mais recente deles "Talk That Talk" chegou ao mercado em novembro do ano passado e já estreou com sucesso, em 3° lugar na parada norte-americana de discos, vendendo 197 mil cópias na semana do lançamento. "Talk That Talk" ganhou certificado ouro nos Estados Unidos, após vender mais de 500 mil cópias no país.

Considerada uma das cantoras mais bem-sucedidas da atualidade, Rihanna ganhou em 2008, seu primeiro Grammy de Melhor Parceria / Rap pela canção "Umbrella". No Grammy deste ano, realizada no último dia 2, Rihanna foi premiada ao lado de Kanye West, Kid Cudi & Fergie na categoria Melhor Parceria / Rap, com o single "All Of The Lights". Em janeiro, Rihanna faturou a categoria Melhor Artista R&B na premiação do People’s Choice Awards.

A musa dos palcos este ano estreia nas telonas do cinema. Rihanna vai estrelar o longa "Battleship", dirigido por Peter Berg, superprodução na qual contracenará ao lado de Taylor Kitsch e Decker Brooklin. Baseado no game homônimo, o filme está previsto para ser lançado nos Estados Unidos em maio. Nesta semana, Peter Berg elogiou a atuação. "Ela foi ótima, ela tinha um papel muito forte. Fiquei surpreso que ninguém nunca tinha pensado em contratar Rihanna. Eu era um grande fã de seus vídeos. Obviamente, ela é sexy, mas ela tinha essa intensidade real", disse.

Cantora, atriz, a versatilidade de Rihanna não para por aí: agora, ela também é modelo. A linha de lingerie da Empório Armani e também a Armani Jeans tem Rihanna como nova estrela mundial. A grife italiana do estilista Giorgio Armani divulgou, em janeiro, fotos da cantora, incluindo uma apenas de lingerie, que deverão fazer parte da campanha publicitária da coleção primavera-verão 2012.

DivulgaçãoA cantora aparece de calcinha e sutiã em campanha da grife italiana Armani

A popularidade da estrela é confirmada em números. Rihanna já vendeu mais de 20 milhões de discos no mundo e é a artista com maior número de dowloads da história. De acordo com dados o Nielsen SoundScan, ela vendeu mais de 47 milhões de músicas digitais até o final de 2011, números que a colocaram acima de Lady Gaga, Katy Perry, Britney Spears e Beyoncé na lista de artistas que mais venderam músicas digitais na história.

O sucesso atinge também as redes sociais: ela conquistou 11 milhões de seguidores no Twitter e mais de 48 milhões de ‘curtir’ no Facebook, além de atingir a marca de 2 bilhões de visualizações no Youtube, se tornando a terceira artista a conseguir o feito. Justin Bieber e Lady Gaga foram os primeiros.

Como a maioria das popstars, tem uma vida fora dos palcos conturbada. Em 2009, ela foi agredida pelo então namorado, o rapper Chris Brown. O caso de violência doméstica, repercutido pela imprensa mundial, aconteceu dentro do carro, momentos antes que os dois artistas deveriam comparecer a cerimônia de entrega da 51ª edição do Grammy. Rihanna e Chris Brown se separaram e o cantor foi condenado a cinco anos de liberdade condicional e 180 dias de trabalho braçal pela agressão.

DivulgçãoA capa do álbum "Talk That Talk"

Robyn Rihanna Fenty, que cantava aos 3 anos fazendo escovas de cabelo como microfone, teve toda sua história de vida narrada na biografia "Rihanna - Uma Vida de Sucesso", escrita por Sarah Oliver, jornalista britânica especialista em celebridades.

A seguir a discografia de Rihanna:

"Music of the Sun" (2005)
"A Girl Like Me" (2006)
"Good Girl Gone Bad" (2007)
"Rated R" (2009)
"Loud" (2010)
"Talk That Talk" (2011)

Ouvir Rihanna  |  Letras de Rihanna