Pagodeiros em carreira solo

11 de janeiro de 2012, 09h26, por Da redação, por Tatiana Pires

Após fazerem sucesso com grupos de pagode, alguns vocalistas decidem dar um salto arriscado: deixar o grupo e seguir carreira solo. Alguns amargam o esquecimento e outros conquistam ainda mais prestígio.

Uma das maiores bandas da atualidade, o Exaltasamba, vai colocar um ponto final na história de 25 anos de estrada, no dia 22 de fevereiro, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ) quando realizará o último show. Formado por Thiaguinho, Péricles, Brilhantina, Pinha e Thell, o grupo deu a notícia sobre o fim em junho de 2011, durante o Domingão do Faustão, exibido pela Globo.

Thiaguinho irá gravar seu primeiro DVD solo, batizado como "Ousadia e Alegria", nos dias 5, 6 e 7 de abril, no palco do Credicard Hall, em São Paulo (SP). Oito músicas de sua nova fase, em carreira solo já estão tocando: "Buquê de Flores", "Mamão com Mel", "Sou o Cara Para Você", "Muleke Conquista", "Ainda Bem".
"Vai, Novinha", "Desencana" e "Eu Quero É Ser Feliz".

Péricles, outro vocalista do Exalta também se lança em voo solo. Seu primeiro single foi lançado na semana passada. Trata-se da canção "Amei".

Sucesso absoluto nos anos 90, o cantor e compositor Rodriguinho, também conquistou uma legião de fãs enquanto integrava o grupo Os Travessos. Foram 12 anos, oito CDs, um DVD, e em 2004 decidiu expandir os horizontes para investir em sua carreira solo. Desde então lançou quatro trabalhos solo: "Rodriguinho" (2004), "Uma História Assim" (2007), "Uma História Assim ao vivo" (2009) e "É Assim que Funciona" (2010).

A dupla de galã do pagode, Vavá e Márcio, também se desfez. O Karametade, fundado em meados dos anos 1996, lançou 10 álbuns. Em 2001, Márcio assumiu os vocais e Vavá partiu para a carreira solo, na qual lançou o seu primeiro CD, alcançando o auge da carreira com as músicas "Tua Cara" e "Desencontros". Em 2002, lançou seu segundo CD solo e em 2003 chegou ao mercado seu terceiro disco, "Tô Chegando" e o mais recente saiu em 2004, "Vavá - Ao Vivo". Em 2006, participou do projeto "Amigos do Samba". Em 2007, o ex-vocalista do Grupo Desejos e também Karametade, Márcio Duarte passou a forma dupla com o irmão Vavá.

Alexandre Pires é o exemplo de quem se deu muito bem ao resolver trilhar seu caminho sem o grupo que o projetou. O cantor deixou o Só Pra Contrariar (SPC) em 2002 e hoje possui no currículo musical, 11 discos, quatro em espanhol, sete em português e dois DVDs, sendo o mais recente "Delírios de Amor", que chegou ao mercado em 2011. Além do sucesso no Brasil, o ex-SPC conquistou fama internacional, dedicando alguns anos para promover a carreira na América Latina e na Europa.

Já o cantor Salgadinho, do grupo Katinguelê, ficou entre idas e vindas. Fora da banda o músico gravou três discos, "Lua de Mel" (2002), "Numa Boa" (2003) e "Simplesmente Salgadinho" (2010), além do álbum gospel, "Novo Coração" lançado em 2006. Em 2008, produziu e dirigiu o CD e DVD, "A Volta", que marcou seu retorno ao Katinguelê. Em 2010, saiu do grupo novamente e segundo declarações de Salgadinho, a saída, dessa vez, foi uma decisão dos integrantes da banda e dos empresários.