PODCAST: Planos de saúde, redução da gasolina, fome deixa com raiva e muito mais!

12 de julho de 2022, 14h14, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, terça-feira, dia 12 de julho!

Kboing FM

Twitter

Os usuários do Twitter agora podem se desmarcar de menções na plataforma. O novo recurso, chamado de ‘não me @ mencione’, permite aos usuários saírem de conversas das quais não querem participar.

Ao se retirar da publicação, o nome do usuário permanece, mas em tom acinzentado. Além disso, as pessoas não podem mencioná-lo novamente na conversa nem no tópico. Notificações relacionadas também são desativadas.

Abandono de Tratamento

Números atualizados do Painel Prep, vinculado ao Ministério da Saúde, mostram que 39% das pessoas que iniciaram o uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV descontinuaram o tratamento. Os dados compreendem o período entre 2018 e 2022.

O tratamento, gratuito pelo Sistema Único de Saúde, consiste na ingestão diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. Ou seja, o indivíduo se prepara antes de, por exemplo, ter uma relação sexual de risco para o vírus.

5G

O 5G chegou oficialmente ao Brasil no começo da semana passada, com o sinal disponível atualmente no Distrito Federal. A conexão é 20 vezes mais rápida que o 4G, e deve impulsionar o uso de smartphones em território nacional.  Entretanto, o 5G pode prejudicar cerca de 10 milhões de famílias brasileiras que assistem TV aberta através de parabólicas.

Essas antenas no Brasil transmitem seus dados por banda C, que atua na frequência entre 3,7 GHz a 6,45 GHz. O 5G opera na frequência 3,5 GHz. A proximidade dessas frequências causa interferências na imagem e som dos televisores, apesar do 5G para celulares não ser afetado.

Fome X Raiva

Um novo estudo liderado por cientistas do Reino Unido e da Áustria revelou que, de fato, a fome pode estar ligada a sentimentos negativos, como raiva ou irritabilidade.

Durante 21 dias, essas pessoas tiveram que responder na ferramenta em seus telefones a questionários curtos de forma semi-aleatória, cinco vezes ao dia, relatando momentos de experiências de fome e bem-estar emocional.

Os pesquisadores então viram que a fome se correlacionou com uma variação de 56% na irritabilidade, uma variação de 48% na raiva e uma variação de 44% no prazer entre os participantes do estudo.

Audi

A Audi, marca que pertence ao Grupo Volkswagen, deu o pontapé inicial em mais uma etapa do seu plano de expansão na China, o maior mercado de carros elétricos do planeta. A empresa confirmou recentemente que começou a construir uma nova fábrica com capacidade de produzir nada menos que 150 mil veículos por ano no país. O plano é reforçar a presença da montadora alemã em solo chinês.

Nubank

O Nubank lançou o recurso Caixinhas, que permite aos clientes guardar dinheiro em "pastas" separadas para diferentes finalidades. Além da possibilidade de incluir nomes e fotos em cada uma, a ferramenta rende 100% do CDI e está disponível, inicialmente, para um pequeno grupo de clientes, sendo liberada gradualmente para todos.

É possível usar uma Caixinha para guardar dinheiro na "reserva de emergência", "celular novo", "férias" entre outros planos, segmentando os investimentos. Assim também é possível acompanhar o rendimento de maneira individual entre as Caixinhas, separando de forma automática, caso desejado, como e quando uma quantia específica será alocada para uma dessas opções.

Superlua 2022

Chegou o momento de ver a maior superlua de 2022, conhecida como “lua dos cervos”. Além de apreciar a lua amanhã quarta-feira, também será possível ver a  passagem do cometa K2 aqui da Terra.

Se o tempo estiver bom, será possível ver a lua claramente, já que ele ficará maior e mais brilhante. O espetáculo começa às 15:38 no horário de Brasília e se estende até o fim da noite.

Preço da gasolina

Após a redução do ICMS para os combustíveis, o etanol perdeu a competitividade em relação à gasolina no país. Agora, apenas São Paulo e Mato Grosso têm o combustível a preços que valem a pena para o consumidor, frente aos preços da gasolina. Em São Paulo, o preço médio do etanol foi verificado em R$ 4,21, enquanto a gasolina está com um custo médio de R$ 6,10.

Plano de Saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar anunciou o fim da limitação do número de consultas e sessões com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. Conforme traz em nota, a medida vale para os usuários de planos de saúde com qualquer doença ou condição listada pela Organização Mundial de Saúde.

Os planos de saúde terão que oferecer cobertura ilimitada para casos como paralisia cerebral, síndrome de Down e esquizofrenia.

Fonte: Tecmundo, Olhar Digital, CNN