PODCAST: Mandar nudes é crime, vacina contra a Chikungunya e mais!

16 de março de 2022, 14h54, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, quarta-feira, dia 16 de março!

Mandar nudes é crime

O governo do Reino Unido aprovou a inclusão da prática conhecida como cyberflashing dentro de um pacote de leis de segurança digital. Isso significa que, em breve, enviar nudes não solicitados para outras pessoas será crime na região.

De acordo com o comunicado oficial, o ato é considerado infração quando pessoas enviam imagens sexuais não solicitadas via redes sociais ou aplicativos de namoro, mas também por compartilhamentos via Bluetooth ou Airdrop.

Windows 11

Uma nova atualização para a versão beta do Windows 11 foi lançada na terça-feira (15), trazendo como destaque as mudanças no sistema de notificações do sistema operacional, além de diversas correções para bugs.

De acordo com a Microsoft, quem instalar o update vai passar a receber até três notificações de alta prioridade de uma só vez. Mas há algumas condições para que os alertas sejam enviados simultaneamente, como terem sido originados a partir de chamadas, alarmes ou lembretes.

Google Jogos

Você sabia que o Google tem alguns jogos escondidos? Se você souber os comandos, a sua tela do buscador se transformará em um daqueles jogos antigos e perfeitos para passar o tempo, como o tradicional jogo de cartas Paciência.

O jogo de cartas talvez seja um dos mais conhecidos de todos os tempos. Para transformar seu buscador nesse jogo, é muito simples: basta digitar na barra de busca de seu navegador "Paciência". O jogo oferece dois níveis: fácil e difícil.

Também é possível encontrar o jogo da cobrinha, ou melhor Snake Game, Atari Breakout, campo minado, pacman, jogo da velha entre outros. E é sempre no mesmo esquema: basta abrir a barra de busca do Google e digitar o nome do jogo.

Motoristas 99

A 99 anunciou o lançamento do DriverLAB, um centro de inovações focado nas necessidades dos motoristas parceiros. Segundo a empresa, a iniciativa visa proporcionar soluções de cuidado, ampliando os ganhos e diminuindo os custos dos motoristas, além de promover o acesso a serviços e aumentar o número de brasileiros trabalhando com a 99.

Segundo a empresa, o projeto contará com uma equipe multidisciplinar que realizará pesquisas de desenvolvimento, para alavancar parcerias que tragam mais benefícios para o cotidiano do motorista.

Formigas

Assim como já fazem os cães, as formigas podem aprender a farejar células cancerígenas humanas e ainda mais rapidamente, segundo um estudo científico.

Pesquisadores escolheram a espécie de formiga, Formica fusca. Elas foram submetidas a protocolos de aprendizado em laboratório para associar um odor a uma recompensa, que no caso era água com açúcar.

Os testes também foram realizados com odores de células humanas saudáveis e células cancerígenas, que foram produzidas pelo câncer de ovário, para saber se as formigas aprenderam a diferenciar. Com apenas três sessões de treinamento de menos de uma hora foram suficientes para elas aprenderem a diferença entre esses dois subtipos.

Slack

Diversas organizações e empresa na Rússia estão bloqueadas em suas contas do Slack e ainda sem aviso prévio. O aplicativo de mensagens de propriedade da Salesforce começou a cortar usuários russos de sua plataforma por conta das sanções internacionais contra o país, assim como as políticas russas implementadas após a invasão da Ucrânia.

O Slack serve como a principal forma de comunicação interna das empresas e pode ser usado para compartilhar arquivos e hospedar dados dentro das companhias. Sendo assim, quem perdeu o acesso ao app também pode ter perdido a possibilidade de baixar seus dados.

Vacina Chikungunya

Os resultados finais de um ensaio clínico de fase 3 de uma vacina contra a chikungunya, realizado nos Estados Unidos, apresentou resultados promissores. O imunizante vem sendo desenvolvido em uma parceria do Instituto Butantan com a farmacêutica Valneva.

Os dados demonstraram que os níveis de imunização alcançados após a vacinação se mantiveram altos durante pelo menos seis meses. Além disso, a vacina também apresentou manutenção na quantidade de anticorpos neutralizantes na casa dos 96,3% neste período.

Voluntários vacina meningite

O Centro Integrado de Pesquisa, do Hospital de Base de Rio Preto, foi um dos centros internacionais habilitados para testar uma nova vacina capaz de proteger o ser humano contra cinco tipos diferentes de meningite (viral, bacteriana, fúngica, eosinofílica e asséptica).

O estudo do imunizante pentavalente produzido pelo laboratório britânico GSK, já está na fase 2 e deve ser testado na Europa e nas Américas em indivíduos com idades entre 10 e 25 anos, grupo mais suscetível à infecção pela doença meningocócica.

Vacinação da gripe

O Ministério da Saúde inicia no dia 4 de abril a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar mais de 76 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha.

Em nota, o ministério alerta para a importância da vacinação dos grupos prioritários para evitar surtos da doença, que pode sobrecarregar os serviços de saúde e até levar à morte.

80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde.

Fonte: Olhar Digital, Diário da Região, TecMundo