O ritmo do carnaval

26 de março de 2009, 17h13, por Da redação, por Tatiana Pires

A maior festa popular brasileira deve o seu clima contagiante em grande parte ao seu estilo musical. O samba que puxa as escolas no sambódromo surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. E é importante destacar que o samba não se resume apenas ao ritmo tocado por agremiações carnavalescas. Além do samba-enredo, os estilos mais importantes são samba de partido alto, samba canção, samba exaltação, samba de breque, samba de gafieira e sambalanço.

A palavra samba tem seu significado ligado às danças tribais da África. No solo brasileiro, o ritmo surgiu na época do Brasil-Colônia, com a vinda dos escravos ao país.

Durante a década de 1910, foram gravadas algumas composições sob a denominação de samba, que não tiveram grande repercussão. O cantor Bahiano gravou em 1917 “Pelo Telefone”, escrita por Ernesto dos Santos, o Donga, com co-autoria de Mauro de Almeida, a música é considerada o primeiro samba.

O samba é muito conhecido no exterior. e está associado - assim como o futebol – à imagem do nosso país. A exportação do ritmo começou com o sucesso internacional de "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso e com Carmen Miranda, que levou o samba para os Estados Unidos.

Independente do idioma, o samba conquistou fãs em vários os lugares do mundo. Atualmente, existem muitas escolas de samba em solo estrangeiro como Holanda, Bélgica, França, Alemanha, Suécia, Suíça e Japão.