Música utilizada em tratamentos emocionais

08 de abril de 2009, 14h34, por Da redação, por Tatiana Pires

Agitada, nostalgica, alegres, algumas tristes e outras melancolias. Existem diversos estilos musicais que agradam a todos os gostos.

A musicoterapia é uma forma de tratamento para pessoas com problemas emocionais ou mentais que utiliza a música. A musicoterapia é uma técnica psicológica que tem como objetivo facilitar e promover a comunicação, relacionamento e aprendizado, com o intuito de atender as necessidades sociais dos pacientes.

“A música trabalha os hemisférios cerebrais, equilibrando o pensamento e o sentimento. A pessoa em tratamento aprende a pensar antes de agir, dosando o racional e o emocional”, enfatiza a psicóloga cognitiva Maria de Lourdes Araújo.

O tratamento é indicado a diversos pacientes, sem restrição de idade. “Tanto pode ajudar crianças com deficiência mental, quanto pacientes com dificuldades motoras, pacientes que tenham tido AVC, portadores de doenças mentais, pessoas com câncer, com paralisia mental, pacientes psiquiátricos e autistas. Temos excelentes resultados no tratamento com pessoas autistas e esquizofrênicas, onde a técnica pode ser o primeira método de aproximação”, explica.

De acordo com a vontade do paciente e o objetivo a ser alcançado com a técnica, o musicoterapeuta utiliza um ou mais ritmos de uma canção que pode ou não ser conhecida e até estimular o paciente a criar sua própria música.

História
O uso da música como método terapêutico teve início no século XX, após a II Guerra Mundial com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, simultaneamente quando músicos amadores e profissionais começaram a tocar nos hospitais de vários paises para os soldados veteranos. Logo os médicos e enfermeiros observaram melhoras no bem-estar dos pacientes.

Desde então, a música vem sendo cada vez mais utilizada em tratamentos terapêuticos. O primeiro curso graduação em musicoterapia foi criado em 1944 na Michigan State University.

No Brasil, o primeiro curso de graduação foi o do Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, no ano de 1979. Hoje há vários cursos em universidades públicas e privadas e também a opção de especialização nos cursos de pós graduação. Atualmente existe no mundo todo mais de 127 cursos, incluindo também o doutorado.