Morre, aos 72 anos, Orival Pessini: o Fofão

14 de outubro de 2016, 09h47, por Alexandre Murari
Divulgação

Morreu no início desta sexta-feira, 14, aos 72 anos, vítima de um câncer no baço, o ator e humorista Orival Pessini, conhecido por criar personagens famosos na televisão brasileira como Fofão e Patropi. Orival estava internado no Hospital São Luiz, em São Paulo.

Pelo Facebook, a informação foi revelada por Álvaro Gomes, que também era o empresário do humorista. "Uma pessoa que trouxe alegria a várias gerações com seu humor adulto ou para as crianças com o Fofão", desabafou na publicação.

Nascido na década de 1940, Orival começou a carreira no teatro amador. Já nos anos 1960, ele estreou no programa infantil "Quem Conta Um Conto", na TV Tupi. Mas o auge foi alcançado nos anos 1980, quando criou o personagem Fofão para integrar o elenco do programa "Balão Mágico", na Rede Globo.

Na segunda metade dos anos 1980, Pessini foi para Rede Bandeirantes, onde apresentou o programa "TV Fofão, que ficou em transmissão até 1989.

Em paralelo ao monstrinho bochechudo, o ator já havia criado um outro personagem que fez história no humor nacional: o Patropi, que participou de programas como "A Praça É Nossa” e "Escolinha do Gugu", no SBT, "Escolinha do Professor Raimundo, na Globo, e "Escolinha do Barulho", na Rede Record.

Em 2014, sem máscara ou caracterização, Orival Pessini trabalhou na série "Amores Roubados", da Globo, em que foi responsável por vivier o personagem Padre José. Nos últimos anos de carreira, fora das telonas, Pessini apresentava o espetáculo "Eles Sou Eu", em que, revivendo vários personagens, resumia em um show toda a sua trajetória.