Jornalista chama Rihanna de "prostituta negra"

21 de dezembro de 2011, 13h47, por Da redação, por Amanda Ramalho

"Ultimate Niggabitch", que ao pé da letra quer dizer "prostituta negra" foi o título que a revista holandesa Jackie deu a um artigo de moda que falava sobre a cantora Rihanna.

A palavra Nigga é uma gíria americana para nigger (negro), tratamento considerado ofensivo por ser a forma como os colonizadores tratavam os escravos nos Estados Unidos.

A publicação citava dicas de moda inspiradas nas roupas de Rihanna e se referiu a artista como "uma prostituta negra que se exibe no palco cheia de gosto".

Rihanna não deixou por menos. Mandou uma mensagem para a editora da revista pelo Twitter com o seguinte recado: "Espero que você entenda inglês, pois sua revista é uma pobre representação da evolução dos direitos humanos (...) Vocês fizeram um texto degradando uma raça inteira! Essa é sua contribuição para o mundo, encorajar a segregação, para incentivar os líderes do futuro a agir como no passado", postou.

A revista recebeu várias críticas, justificou o ocorrido dizendo que não era a intenção magoar ninguém "e que o título era apenas uma brincadeira ruim" e desculpou-se dizendo que o responsável pelo texto não usaria mais esse termo.

A editora-chefe Eva Hoeke anunciou sua demissão e publicou um pedido de desculpas na página do Facebook da revista. "Foi estúpido, foi ingênuo pensar que isso era uma gíria aceitável... Nunca quisemos ofender ninguém", afirmou. A publicação convidará Rihanna para comentar o incidente na próxima edição.

Recentemente a cantora já havia sido vítima de comentários racistas quando se hospedou em um hotel em Portugal.

Ouvir Rihanna   |   Letras de Rihanna