Hospital de Rio Preto é referência para gripe suína

29 de abril de 2009, 16h18, por Da redação, por Tatiana Pires

O Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto está entre as 51 instituições de saúde do Brasil apontadas pelo Ministério da Saúde como referência para atendimentos de casos de influenza (gripe) suína. No Estado de São Paulo, além do HB, outros sete hospitais estão na lista.

 Esses hospitais estão preparados para tratar pacientes e colher material para exames virológicos, que serão realizados no Instituto Adolfo Lutz.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde no estado de São Paulo estarão disponíveis 150 leitos de isolamento destinados a pessoas com suspeita ou casos confirmados da doença. Desses 60 leitos possuem pressão negativa, ou seja, áreas com condições ideais de isolamento, onde o ar do recinto não se espalha para outras áreas do hospital. Esses leitos especiais estão no Hospital das Clínicas de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto e no Instituto Emílio Ribas, na capital.  

Ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Hospital de Base, oferece atualmente de três a quatro leitos que podem ser destinados a pacientes vítimas da influenza suína ou que sejam suspeitos de ter a doença.